Transplantes realizados no HSI dão vida nova aos pacientes

Postado por admin

O Hospital Santa Isabel (SC) foi destaque em mídias locais devido a transplantes bem-sucedidos realizados no Hospital. Os jornais Santa Catarina e do Almoço, da Rede Globo e da NSC Notícias, destacaram os números e o sucesso dos procedimentos. Em 2017, o HSI alcançou o melhor número de transplantes da Casa com o total de 289 cirurgias.

Os meios de comunicação ainda elogiaram a excelência do trabalho realizado pelo Hospital e o sincronismo no trabalho das equipes envolvidas para que as cirurgias deem certo. Histórias como a da paciente Isabeli Vieira Lourenço tornaram-se conhecidas. Houve uma grande mobilização de profissionais para que o órgão, médico e paciente, que estavam em cidades diferentes, chegassem ao hospital Santa Isabel em até quatro horas, o aconteceu e garantiu o resultado esperado.

Além dos trabalhos que envolvem diretamente a cirurgia, há um grupo fundamental para que as cirurgias ocorram. Nos hospitais para onde as vítimas dos acidentes de trânsito são levadas, o principal trabalho é o de orientação para um protocolo da SC Transplantes sobre o diagnóstico das mortes encefálicas que podem gerar doações. De acordo com a coordenadora de enfermagem da Comissão Hospitalar do HSI, Gisélia Theiss, há um trabalho intenso para que não exista subnotificação e também no acolhimento das famílias, para que todo o processo seja claro e somente quando há a certeza de morte cerebral.

Ainda, de acordo com Gisélia, não se tem registrado exatamente as doações que vêm de acidentes em rodovias ou nas áreas urbanas, mas esse tipo de caso está em segundo na lista das doações no Estado. É algo que acontece com frequência, especialmente com motociclistas que vão com quadro de traumatismo craniano às unidades de emergência. O hospital é responsável por, quando há o quadro de morte encefálica, notificar imediatamente e fazer essa conversa com a família sobre a doação quando há a certeza absoluta do diagnóstico.

2018.04.17



Sem Comentários

504 Visualizações

Deixe um comentário :