Sistema de Alerta reforça segurança do paciente no HEC

Postado por admin

Com o propósito de reforçar a segurança no atendimento ao paciente, o Hospital Estadual Central (ES) implantou o NEWS (National Early Warning System – ou sistema de Alerta Precoce). O sistema é definido pela aferição dos sinais vitais, fornecendo um valor que permite mais eficácia na identificação de uma possível piora clínica em um paciente.

Em 2017, com o início da implementação do protocolo de sepse (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, conhecida popularmente como infecção generalizada), o NEWS foi incorporado nas atividades diárias da equipe de Enfermagem para detectar o paciente com risco de sepse ou de piora clínica. O sistema foi testado e adequado de maneira simples e eficaz a rotina do uso do NEWS.

E não foi só́ isso, a mudança de cultura por parte de toda equipe de enfermagem também foi um dos processos para que o NEWS realmente funcionasse. Hoje, a prioridade é verificar os sinais vitais e identificar como o paciente está fisiologicamente para que se possa agir rápido.

A técnica de enfermagem Camila Carvalho comenta sobre o projeto “As nossas prioridades eram outros cuidados, como os banhos, e, quando o NEWS foi nos apresentado inicialmente tivemos uma resistência em usá-lo, mas com o incentivo da liderança e do time de sepse ficamos motivados e nos sentimos realmente envolvidos.” A enfermeira completa “Depois que entendemos bem a ferramenta, ficou mais fácil e racional nosso atendimento ao paciente, e hoje, é uma rotina que adoramos realizar, porque sentimos que realmente podemos salvar aquela vida. Além de ser gratificante o reconhecimento como bons profissionais. ”

 Próximos passos:

O projeto está́ sendo ampliado para o acolhimento e, em seguida para a ortopedia. O objetivo é que todas as unidades do hospital incorporem essa rotina para aumentar a segurança de todos os pacientes.

2018.08.20



Sem Comentários

573 Visualizações

Deixe um comentário :