SIPAT 2018 do HSI traz reflexões e aprendizados aos colaboradores

Postado por admin

Entre os dias 13 e 17 de agosto, aconteceu no Auditório do Hospital Santa Isabel (SC) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, com o tema: “POSTURA”. A cerimônia de abertura ocorreu no dia 13 e contou com a presença da equipe da CIPA, da presidente da CIPA, Adriana Rensi dos Santos, da gerente assistencial, enfermeira Márcia Regina Fidauza, da gerente administrativa e apoio, Maria Luiza Sônego e demais colaboradores.

O palestrante convidado, enfermeiro Edson Galisa, discorreu sobre Postura Física e Ergonomia. Ele alertou sobre a importância de mudar os hábitos para garantir mais qualidade de vida. Edson também passou um alarmante dado: Blumenau possui, em média, 10% de sua população afastada por doenças relacionadas ao trabalho. E para não fazer parte dessa lista, é fundamental seguir as regras, como a NR 37, e desenvolver hábitos que possam melhorar a saúde.  Após a palestra, os cipeiros sortearam brindes aos participantes.

No segundo dia de evento o tema da palestra foi sobre o tema: “Postura Emocional – como as emoções nos afetam”. Com muita dinâmica, a psicóloga Viviane Giombelli soube conduzir uma verdadeira terapia de grupo, muitas opiniões compartilhadas, lágrimas e sorrisos. Saber que todos têm problemas, mas, apesar disso, aprender a importância de tratar bem o outro, ou simplesmente oferecer um abraço, pode fazer toda a diferença no dia de alguém!

A palestra da SIPAT realizada no dia 15 foi sobre “Postura Ética”, com o jornalista e comentarista da NSC TV, além de colunista do Jornal do Santa, Valther Ostermann. Segundo ele, essas duas palavras “postura” e “ética” deveriam ser sinônimo uma da outra. A ética é um conjunto de valores no qual acreditamos que nos torna uma pessoa melhor. Mas, nem sempre as pessoas colocam em prática estes princípios. E essa prática tão importante e necessária se chama postura.

No penúltimo dia de palestras da SIPAT, o Hospital Santa Isabel recebeu o Pastor Vasni Ghermann Gonçalves da Silva, da Capelania do Hospital Santo Antônio, que falou sobre “Postura Espiritual” e retratou a importância da espiritualidade dentro do ambiente hospitalar.

Para fechar o evento com chave de ouro, no último dia, o Dr. Bruno Trauczynski Neto falou sobre a “Postura Adequada em relação aos Acidentes”. Segundo ele, entender as principais causas dos acidentes de trabalho é primordial para preveni-los. Afinal, a falta de atenção é uma grande vilã, provocada por diversos fatores, como cansaço físico ou emocional, estresse, repetições (ergonomia inadequada, esquecimento ou uso incorreto do EPI), manuseio de materiais perigosos, entre outros. “Seja um servidor, pois a necessidade de ajudar o outro evoca o seu potencial, te faz mais Humano, afinal, colocar o paciente em primeiro lugar preenche seu interior, e te faz descobrir que o amor de Deus é o segredo, o que estava faltando para que você pudesse se reconectar com a energia infinita” disse o médico.

Evitar acidentes é possível, o engenheiro, os técnicos de segurança do trabalho e os integrantes da CIPA se empenham todos os dias. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é a prova de que sempre há muito a se fazer, bem como refletir e aprender, pois é preciso focar mais naquilo que realmente vale a pena, e ter a coragem para mudar, quando necessário.

 

2018.08.27



Sem Comentários

705 Visualizações

Deixe um comentário :