Projeto Transformação: HST e HCNSC iniciam Laboratório de Implantação

Postado por admin

Após a realização da Virada/Go Live do sistema SOULMV na Casa de Saúde São José (Rio de Janeiro) e no Hospital São José (Teresópolis), agora chegou a vez do Hospital Santa Teresa (Petrópolis) e do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (Três Rios) entrarem na reta final para a implantação do SOULMV. As duas Casas iniciaram no dia 13 de agosto o Laboratório de Implantação e a fase de Simulação, ações essenciais para o plano da Virada, programada para acontecer no dia 31 de agosto.

As simulações têm o objetivo de estressar o SOULMV ao máximo, possibilitando que os usuários avaliem na prática todas as funcionalidades utilizadas na operação do hospital. A estrutura montada no Laboratório simula um “mini hospital”. Os colaboradores têm a oportunidade de simular ali, já no novo ambiente SOULMV, todo o “caminho do paciente”, assim como o “caminho do dinheiro” dentro do hospital, ou seja, desde a entrada do paciente, passando pelos processos assistenciais, até a alta, fechamento da conta e processos financeiros.

O objetivo é testar a ferramenta, de modo a encontrar eventuais oportunidades de melhoria, corrigir eventuais falhas ou problemas a tempo, a fim de que a Virada transcorra da melhor forma possível, sem prejuízo ao atendimento dos pacientes.

Hospital Santa Teresa

No HST, após a benção da equipe da Pastoral, o diretor executivo da Casa, Leonardo Menezes, abriu os trabalhos agradecendo à equipe envolvida e lembrou que há quase sete meses, falava sobre o Projeto Transformação na Reunião de Lideranças e que agora, em tão pouco tempo, já está se tornando realidade. O diretor destacou a necessidade do Projeto para a adequação e competitividade das Casas da ACSC no atual mercado.

O Laboratório teve início com o Pronto Atendimento. Da Classificação de Risco ao Faturamento da conta, tudo foi simulado pelos profissionais do setor, envolvendo desde os técnicos que realizam o Acolhimento no totem de senhas, passando pela enfermeira da classificação, pelo médico até o Faturamento. De acordo com o líder do Projeto Transformação no HST, Márcio Bastos, os trabalhos caminharam em um bom ritmo e o saldo foi positivo.

“O pessoal está entendendo bastante do sistema e do processo. Eles são bem envolvidos. Percebi que as áreas já estão conseguindo fazer os seus processos de forma rápida. A tendência de dar problema é bem menor que nas outras Casas, pois aqui é uma casa mista e não é mais a primeira. Eu espero que até o fim da semana que vem, já estejamos com tudo redondo, organizado e as correções feitas”, resumiu.

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição

A abertura do Laboratório no HCNSC foi feita pela agente de Pastoral, com a leitura de um texto que abordou o tema “Renovação”. Na sequência, o diretor executivo da Casa, Artur Hummel, apresentou o vídeo do Laboratório e o consultor da Lozinsky, Clayton Gomes, apresentou a estrutura do Laboratório.

Assim como no HST, as simulações começaram pelo setor de Pronto Atendimento. O paciente fictício passou por todas as etapas do atendimento de Emergência, desde o momento da retirada de senha para atendimento até a saída da conta para o Faturamento. Cada computador representou uma área em específico e foi operado por profissionais dos próprios setores para realizar todo o caminho do paciente.

Segundo o líder do Projeto no HCNSC, Jonatan Oliveira, o primeiro dia transcorreu dentro da normalidade, com pequenas intercorrências. “Tivemos um pequeno problema no início, que logo foi resolvido e estamos conseguindo simular as etapas de atendimento do paciente de forma satisfatória. Nesse início é importante estarmos atentos a todos os problemas que possam surgir, para possibilitar uma virada mais tranquila”, ressaltou.

Os colaboradores demonstraram ansiedade, mas a confiança foi aumentando de acordo com a sequência das etapas do atendimento. “No começo, ficamos um pouco receosas com a nova cara do sistema, mas aos poucos fomos identificando que o sistema é amigável e que nosso serviço vai ser facilitado com a nova ferramenta. Acredito que vamos ter uma semana muito proveitosa e estamos confiantes para a Virada”, disse Irene Fontes, especialista em Segurança e Experiência do Paciente.

2018.08.20



Sem Comentários

400 Visualizações

Deixe um comentário :