Paciente oncológica do HSJ surpreende com sessão de fotos e superação

Postado por admin

“Eu poderia perder meus seios, mas não meus cabelos. Quando os raspei, fiquei triste. Porém, hoje em dia, não gosto de perucas ou lenços. Assumi a careca! Assim foi quando descobri o câncer: fiquei muito triste, mas resolvi não levar a tristeza adiante”. É com esse alto astral que Vanessa Emmerick, 32 anos, contagia a todos no Ambulatório de Oncologia do Hospital São José (RJ), onde realiza sessões de quimioterapia para tratar câncer de mama metastático. E é no Ambulatório onde as fotos do ensaio “Revele-se”, protagonizado pela paciente, chamam a atenção pela beleza e demonstração de autoestima.

A ideia das fotos veio de uma amiga fotógrafa, que, entendendo a dificuldade da paciente com a perda dos cabelos incentivou-a a fazer o book. “Gostei bastante do resultado. As imagens já foram compartilhadas em um grupo de apoio a pacientes com câncer e já fui, inclusive, convidada por outro fotógrafo a fazer um novo ensaio”, comentou Vanessa, que também expõe suas fotos em perfis nas redes sociais.

Vanessa não para por aí quando o assunto é transmitir boas energias e apoiar demais pacientes com câncer. Assim que descobriu a doença, criou o canal Meu Diário do Câncer no YouTube. “O intuito não é falar do meu problema, mas gerar uma corrente positiva, estimulando as pessoas a não desistirem, a saberem conviver com a doença. Os temas são variados: quimioterapia, dieta, internações etc.”, disse.  O bom humor da paciente está presente nas suas produções. Em um dos seus vídeos, intitulado “Como reagi quando descobri que o câncer foi para a coluna”, Vanessa dança funk ao relatar não saber quando poderia dançar novamente.

O acolhimento da equipe do Hospital São José foi o que encantou Vanessa ao iniciar o tratamento na Instituição. “Foi amor à primeira vista. Quando tive minha primeira consulta no HSJ, fui avisada pelo meu médico que havia conseguido uma vaga no INCA (Instituto Nacional do Câncer), mas logo respondi que não queria ir para lá, por conta do carinho da equipe. Recebo sorrisos desde a recepção, passando pelos profissionais de limpeza, da enfermagem, enfim, todos. Fiz muitas amizades, as pessoas são muito acolhedoras”, elogiou a paciente. O sentimento é recíproco entre a equipe. “Vanessa é uma inspiração para todos nós. Seu sorriso irradia alegria e alto astral”, comentou Alexandra Gallindo, supervisora de Enfermagem do Ambulatório de Oncologia, que decidiu fazer um mural com as fotos da Vanessa para estimular outros pacientes.

Conheça o canal “Meu Diário do Câncer”:

 

https://www.youtube.com/channel/UCqQ1vqZpQPChAxhVh9FrG8w/videos

 

2018.09.24



Sem Comentários

565 Visualizações

Deixe um comentário :