Iniciativas das equipes de Enfermagem do Ambulatório de Oncologia do HSJ

Postado por admin

 Em busca de proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes, a equipe de enfermagem do Ambulatório de Oncologia do Hospital São José (RJ) promoveu duas iniciativas de sucesso: a consulta e a visita de enfermagem direcionadas aos pacientes em quimioterapia. Ambas as atividades têm sido bem recebidas pelo público, que tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter mais tranquilidade durante o tratamento.

Assim que recebem o diagnóstico com câncer, os pacientes participam de uma conversa com a equipe de enfermagem antes de iniciarem a quimioterapia. “Eles chegam para a primeira sessão assustados e cheios de dúvidas. Por isso realizamos o acolhimento, os informando sobre o que é a quimioterapia, se o cabelo vai cair, alimentos que podem ou não podem ingerir, entre outros dados”, explica a Supervisora de Enfermagem da Oncologia, Alexandra Gallindo.

Além de esclarecer as dúvidas, a consulta de enfermagem fortalece o relacionamento entre a equipe que realizará o tratamento de quimioterapia e os pacientes. “Eles nos veem na consulta e quando chegam à sessão nos encontram novamente. Isso passa segurança e cria nosso vínculo”, comentou Alexandra.

Galdino de Correa Carvalho Filho, de 68 anos, que iniciou o tratamento quimioterápico, fala dos benefícios da consulta de enfermagem: “aprendi como ocorre o procedimento e recebi um folder com informações complementares, o que me ajudou com as dúvidas. É muito importante que aconteça, pois nos deixa mais preparados para prosseguir”, disse.

Quando os pacientes precisam ser internados, é comum que acompanhantes e familiares procurem a equipe de enfermagem da Oncologia para esclarecerem dúvidas, devido ao vínculo criado durante a quimioterapia. Então, a equipe optou por realizar a Visita de Enfermagem semanalmente, atuando como facilitadores durante o processo de internação de pacientes oncológicos. “Quando visitamos esses pacientes podemos até ajudar a equipe de enfermagem da internação com informações sobre eles. Em virtude da nossa proximidade, conseguimos também realizar ações como comemorações de aniversário, a exemplo do que aconteceu com o Sr. Sérgio Hiath, que não estava sentindo vontade de celebrar a ocasião e ficou mais à vontade com a nossa presença. Tem sido muito produtivo”, explicou Alexandra.

2018.04.02



Sem Comentários

635 Visualizações

Deixe um comentário :