HSI realiza o 3º mês interno de conscientização sobre Segurança do Paciente

Postado por admin

Durante o mês de março, diversas equipes do Hospital Santa Isabel (SC) comprometeram-se em orientar, sobre a Segurança do Paciente, profissionais da saúde, acompanhantes e familiares que ajudam direta ou indiretamente na recuperação da saúde de pacientes.

No início do mês, as enfermeiras Michele Mariano e Denise da Hora realizaram, no dia 1º de março, uma palestra no auditório da instituição. Durante a palestra explicaram as melhorias que o hospital vem executando em cima de cada uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente: 1 – Identificação do paciente, 2 – Comunicação efetiva, 3 – Uso de medicamentos, 4 – Cirurgia Segura, 5 – Higiene das mãos, 6 – Reduzir quedas e lesão por pressão. A frente do programa está o Comitê que estuda as melhorias e recebe o apoio de diversas áreas dentro do hospital.

Um bom exemplo do que ocorreu para assegurar uma, das seis metas internacionais, foi a de melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância. Essa meta foi a ação desenvolvida pela Farmácia, que com uma linguagem simples, abordou a identificação dos medicamentos através das cores. A equipe da farmácia circulou pelos setores com camisetas coloridas, e utilizou o refeitório da instituição para chamar a atenção dos colaboradores, que além de ler sobre o que cada cor tem relacionada a cada medicamento, teve a oportunidade de “provar” a cor através das sobremesas disponibilizadas no dia.

Outras palestras fizeram parte da programação do mês como “Prevenção de Lesão por Pressão/ Estratégias, com a estomaterapeuta Silvana Prazeres, “Desafio Global: A Segurança do Paciente – Cirurgia Segura”, com o Hematologista Dr. Delson Morilo Langaro, “Eventos Adversos: A importância de Notificar”, com a Diretora Técnica do HSI – Dra. Marianne Ramos de Lima e Silva e a “Escala de Elpo”, com a enfermeira Denilce Trevilato, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

Murais informativos sobre cada uma das metas foram produzidos pelas equipes que representaram as 6 metas internacionais e visitas aos setores foram realizadas. Inclusive aconteceu uma reunião com os acompanhantes de pacientes acamados, que foram orientados na ocasião pela COMIP (Comissão de Pele), sobre os cuidados para prevenção de Lesão por Pressão. Os colaboradores participaram de uma dinâmica sobre o reposicionamento do paciente no leito, além das dicas de higienização das mãos aplicadas com bom-humor e muita criatividade pela equipe da CCIRAS – Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

Para a Gerente de Enfermagem Sra. Márcia Regina Fidauza “o treinamento constante é de extrema importância para garantir a eficiência do serviço ofertado e consequentemente: a segurança do paciente.

2018.04.17



Sem Comentários

707 Visualizações

Deixe um comentário :