Hospital Santa Isabel inicia processo de certificação da ONA

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O Hospital Santa Isabel (SC) ingressou no processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo é buscar sempre a melhoria, seja para o gerenciamento, a assistência de qualidade ou para a segurança e qualidade do serviço oferecido ao paciente.

Para cumprir as exigências da ONA, os colaboradores do HSI estão trabalhando mutuamente, pois todos os setores são essenciais para a conquista desse selo. Todos os dados gerados no processo foram documentados para que se possa fazer uma análise posterior das melhorias realizadas com a acreditação. Desta forma, além do paciente, o hospital, após conseguir a acreditação, tem a facilidade de gerar um diagnóstico mais preciso a respeito dos seus processos, ajudando imensamente sua gestão hospitalar. E quem ganha é sempre o paciente, uma vez que que todos os padrões exigidos pelas normas precisam estar em constante uso, acompanhando as atualizações.

Na primeira etapa do processo, alguns colaboradores participaram de um curso de multiplicadores para Acreditação Hospitalar, que aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de outubro. Nos dias 07, 08 e 09 de novembro, auditoras da Fundação Vanzolini, empresa contratada pela ONA, realizaram a auditoria e fizeram avaliações para a certificação. Os dados coletados irão gerar um relatório – que será entregue ao Hospital Santa Isabel – com o diagnóstico dos pontos que precisam estar dentro das normas do manual da ONA. Esse novo desafio é um importante avanço para o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Santa Isabel.

  • ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO – ONA

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O seu objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

2017.11.10



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