Hospitais da Região Serrana somam esforços para reduzir IRAs nas UTIs

Postado por admin

Equipes dos hospitais São José (RJ), Santa Teresa (RJ) e Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) se reuniram para trocar experiências sobre ações para a reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAs) nas UTIs das Casas. O encontro aconteceu no dia 2 de março, no Hospital São José, e contou com representantes da Enfermagem, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Qualidade de Segurança do Paciente (QSP).

Segundo a Drª Daniela Menezes, Gerente Médica Regional de Qualidade e Saúde do Paciente, a meta é zerar o número de infecções. Segundo ela, “as IRAs são eventos adversos que podemos evitar com adesão aos pacotes de prevenção (bundles- conjunto de boas práticas a serem verificadas diariamente nas UTIs para controle de infecções) e boas práticas no cuidado diário de nossos pacientes”, e acrescenta que o “objetivo é revisar o Diagrama Direcionador da Colaborativa de IRAs. Checar o que fizemos, o que funcionou e o que podemos melhorar nesse trabalho, construindo juntos essas melhorias”.

Foram promovidas diversas atividades ao longo dos dias para realizar a troca de conhecimentos dos participantes do encontro. Os profissionais das três Casas compartilharam suas ideias de mudança para aumentar a adesão de bundles . O encontro também contou com uma atividade prática em que as equipes participaram conjuntamente da visita colaborativa (passagem pelos leitos para verificar a adesão aos itens de bundles) às UTIs do Hospital São José. “Foi muito bom ter contato com as outras Casas e, ainda mais, recebê-los no HSJ. O mais importante é a nossa união com o objetivo de reduzir o sofrimento dos nossos pacientes”, declarou Simone Amorim, enfermeira do SCIH do Hospital São José (RJ).

Além da aproximação com as outras Casas, a Supervisora de Enfermagem da UTI do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ), Monique Raimundo Gaspar, destacou a oportunidade de aprendizado ao afirmar que foi possível aprender “mais sobre Ciência da Melhoria. Pudemos realizar novamente o direcionamento das ações para alcançar as metas propostas pela Colaborativa IRAs”. Para a Coordenadora da Qualidade do Hospital Santa Tereza (RJ), Ana Paula Meireles, o momento foi importante para enxergar as semelhanças e diferenças entre as Casas, proporcionando uma boa troca de ideias. “Precisamos colocar em prática o que aprendemos e realizarmos com frequência esses encontros”, conclui.

2018.03.20



Sem Comentários

564 Visualizações

Deixe um comentário :