HNSC realiza o primeiro Parto Humanizado no Quarto

Postado por admin

Nascimento, um momento único. O dia que comemoramos a vida e celebramos o novo, o futuro. Com esse espírito que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) traz para Tubarão e região, o Parto Humanizado no Quarto. Inovação que proporciona, às mamães e bebês, uma relação íntima de carinho e harmonia diferenciada. Com base no projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o HNSC fez o primeiro Parto Humanizado no Quarto. Um acontecimento que é pioneiro na região, tornando-se uma opção inovadora para as mães e seus familiares. Pois, nesse modelo de parto, a gestante tem todo o processo de parto feito por profissionais, médicos, enfermeiros e doulas, obstetras e pediatras, em seu próprio quarto dentro do HNSC.

Esse formato simula o carinho e o afeto que mãe e filho teriam em sua própria casa. Porém, com a segurança e a experiência de pessoas dedicadas, aliadas a uma infraestrutura moderna. E, dentro desse ambiente acolhedor, o hospital teve o prazer de ver nascer Antônia que, por coincidência, tem uma mãe doula, Júlia Tártari de Freitas. Júlia diz que “esse é o sonho de toda mulher, ter privacidade num dos momentos mais marcantes de nossas vidas”. Antônia nasceu dia 26 de setembro, um dia que marca uma nova experiência com o ato de dar à luz no HNSC.

 O que é o projeto Parto Adequado?

O HNSC é o maior hospital em número de leitos de Santa Catarina. Os profissionais do Centro Materno Infantil do Hospital Nossa Senhora da Conceição participam, desde abril deste ano, dos encontros presenciais do Projeto Parto Adequado em parceria com o IHI (Institute for Healthcare Improvement). O IHI é uma organização independente sem fins lucrativos com sede em Cambridge, Massachusetts, que atua com Programas de melhorias para boas práticas hospitalares. A equipe do HNSC tem participado desses programas para evoluir a qualidade do seu atendimento. O objetivo dos encontros foi orientar e instruir as equipes de implementação, para que o HNSC se adeque completamente ao projeto, já atuante em apenas 34 hospitais em todo o país. Um número que mostra a representatividade do hospital no cenário nacional, reafirmando seu compromisso com a saúde.

Humanização é uma tradição no HNSC

O aprimoramento da assistência médico-hospitalar é uma prática constante na Instituição. Está enraizada em sua história e permanece em crescimento. Em 2001, o Hospital Nossa Senhora da Conceição conquistou o título Hospital Amigo da Criança. Iniciativa da Organização Mundial da Saúde (Unicef) e do Ministério da Saúde que incentiva e promove o aleitamento materno. Desde então, inúmeras práticas humanizadas são desenvolvidas pelos profissionais que atuam no Centro Materno Infantil para garantir um parto e um desenvolvimento pleno e seguro à mamãe e ao bebê. Além de recursos de infraestrutura como equipamentos tecnológicos, recursos não farmacológicos para alívio da dor, equipamentos que auxiliam no momento do parto como a bola de bobath, banco de cócoras, banheira, duchas, massagens com efeito relaxador, exercícios respiratórios e muitas outras técnicas.

A coordenadora do Centro Materno Infantil, Katiane Baschirotto Dorigon Coral, ressalta um crescente interesse das mães sobre opções de parto natural e seus inúmeros benefícios: “A busca pelo conhecimento é a principal ferramenta para a tomada de decisão de qual método adotar para o nascimento do seu filho”, salienta a coordenadora. Esse comportamento é resultado de um grande movimento de empoderamento feminino, no qual a informação é compartilhada, estimulando as mulheres a escolherem a forma como desejam dar à luz.

2017.10.16



Sem Comentários

834 Visualizações

Deixe um comentário :