HEC-ES aplica metodologia da campanha “O que importa para você?”

Postado por admin

Era um dia comum para a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Central (ES), mas um simples pedido mudou a rotina de trabalho desses profissionais: o paciente Mario Hilario Sacht, de 85 anos, queria tomar um pouco de refrigerante. O pedido foi uma resposta à pergunta “O que importa para você?”, que faz parte da campanha assim intitulada, por meio da qual a equipe assistencial do HEC procura saber dos pacientes o que os fariam felizes naquele momento. Implantado no hospital no ano de 2016, o projeto tem como objetivo acolher os pacientes de forma humanizada.

A vontade de tomar um pouco de refrigerante era grande e comoveu a equipe, que conseguiu permissão da equipe médica para atender o pedido do paciente. A funcionária pública Lourdes Sacht, filha do paciente, presenciou a ação e disse que foi ótimo ver um desejo do pai ser atendido. “Fiquei satisfeita em ver meu pai tão feliz naquele momento. Apesar do sofrimento pelo qual ele estava passando, se sentiu especial. Nós só temos a agradecer ao Hospital Estadual Central por tudo, fomos muito bem atendidos durante a internação do meu pai”, comentou.

Para a psicóloga clínica do Hospital Estadual Central, Caroline Pimentel, ações como essa parecem pequenas, mas fazem uma grande diferença em casos assim. “São pequenos gestos como esse que podem causar grandes resultados em pacientes como o senhor Mario. Isso também ajuda a estreitar a relação de confiança entre a equipe e o paciente”, explicou.

O paciente Mario Hilario Sacht deu entrada no Hospital Estadual Central no dia 23 de novembro de 2017, onde ficou internado até o dia 20 de janeiro, antes de ser transferido para outro hospital. Durante a internação no HEC, ele viveu momentos delicados, com muitas restrições. O senhor Mario Sacht faleceu no dia 1º de fevereiro, poucos dias após ter o desejo realizado. Ele já não estava mais internado no Hospital Estadual Central, mas a equipe lamenta a perda da família e se sente feliz por ter dado a ele, bem como aos familiares, a assistência que eles precisavam enquanto o paciente esteve no hospital.

“O que importa para você?”

Encabeçada pelos hospitais da ACSC, a campanha “O que importa para você? – por um cuidado centrado na pessoa” é uma ação que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. O resultado é atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social com base no que realmente importa para o paciente.

2018.02.19



Sem Comentários

731 Visualizações

Deixe um comentário :