Dia Mundial Do Meio Ambiente no AME Itapevi

Postado por admin

No dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Sustentabilidade do AME Itapevi (SP), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Itapevi, realizou um evento interno para os colaboradores para a construção de uma horta vertical na área externa do AME e a apresentação de uma palestra ministrada pela Técnica do Meio Ambiente Maria Fernanda, que abordou a temática Consumo Consciente.

Na construção da horta vertical, os colaboradores realizaram o plantio de mudas vegetais e de hortaliças doadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Os vegetais e hortaliças serão cultivados pelos colaboradores, que após seu crescimento poderão ser levados para consumo.

Maria Fernanda apresentou durante a palestra informações importantes sobre consumo consciente e sustentabilidade, e destacou que o movimento ambientalista ganhou força através da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo no ano de 1972, onde surgiu o conceito de Desenvolvimento Sustentável que visa atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem a suas próprias necessidades.

Foi ressaltada a importância de as pessoas começarem a enxergar de forma sistêmica o que o ciclo de um produto pode vir a impactar no Tripé Sustentável- meio ambiente, responsabilidade social e economia. Também foram citados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Pegada Ecológica, que calcula por meio do conhecimento dos hábitos humanos, quantos planetas precisariam para suprir as necessidades de cada pessoa, com o intuito de ampliar a visão sobre o consumo desenfreado dos recursos naturais.

Ao final da palestra, Maria Fernanda destacou as boas práticas sustentáveis que podemos aplicar no dia a dia, e deixou a mensagem de Mahatma Gandhi para reflexão “Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, não há o suficiente para a cobiça humana”.

2018.06.12



Sem Comentários

709 Visualizações

Deixe um comentário :