CSSJ recebe certificações nos serviços de Enfermagem

Postado por admin

A Casa de Saúde São José (RJ) recebeu, no último dia 30, o Selo Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A avaliação aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro do ano passado e certificou a Casa como o primeiro hospital privado do Estado do Rio e da Rede Santa Catarina a ganhar o selo. A cerimônia aconteceu no auditório Leônidas Cortes e seguiu todos as medidas de segurança preconizadas pelos órgãos de Saúde. Durante os dias de visita, os auditores do COFEN realizaram uma análise documental dos processos de trabalho, visitaram os setores para avaliação e abordaram os profissionais nas unidades. O objetivo era verificar a existência de uma política de segurança do paciente, estratégias de segurança assistencial e plano de segurança institucional.

Em vários itens, a CSSJ tirou nota máxima no processo de avaliação desenvolvido como Cultura Organizacional documentada, análise crítica do modelo assistencial para identificar necessidades de melhorias, presença de ações de humanização no serviço de Enfermagem, aplicabilidade de humanização na assistência ao paciente, dentre outros.

Para a gerente de Enfermagem Ivonete Costa, o selo é um motivador e reflete a busca contínua da equipe em aprimorar as práticas assistenciais. “Receber o selo nesse momento é um reconhecimento para a equipe de Enfermagem. Reconhecimento de suas habilidades, competências, práticas e do nosso modelo de assistência – MAE. O valor vai além disso, pois envolve todos os colaboradores, recursos e ajuda a Enfermagem a entender melhor os seus processos, protocolos de segurança e sua interface com a equipe multiprofissional. Trabalhamos diariamente para garantir uma assistência segura e eficaz, minimizando os riscos inerentes ao exercício profissional”, destacou a gerente.

A área de Enfermagem da Casa também foi contemplada com a certificação da empresa 3M do Brasil nível Diamante. Os quesitos avaliados foram Prevenções de Lesões de Pele e Fixação Segura de Cateteres. Essa certificação atesta que os procedimentos do hospital estão de acordo com normas internacionais de segurança e qualidade.

“Além de refletir a dedicação de toda equipe e o excelente trabalho exercido, esse êxito fortalece a nossa cultura de prevenção em melhores práticas com foco em prestar uma melhor assistência ao paciente. Estou muito orgulhosa do que temos feito e parabenizo o GELP, o GCAV e toda a equipe pela conquista”, finaliza Ivonete.

Selo COFEN:

3M:

2020.12.09



Sem Comentários

3.563 Visualizações

Deixe um comentário :