CSC (MG) faz releitura de obras-primas do Renascimento

Postado por admin

Neste ano, a professora de História do Colégio Santa Catarina (MG), Patrícia Paiva, repetiu mais um brilhante trabalho que realiza há alguns anos com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir do conteúdo ensinado em sala de aula, Patrícia divide as turmas em grupos e pede que os estudantes aprofundem o conhecimento a partir de pesquisas para que depois, com mais propriedade, possam realizar o trabalho final solicitado para avaliação. “Meu objetivo é motivá-los a estudar com prazer, porque esse tipo de atividade quebra a rotina tradicional da sala de aula e permite olhares para outra forma de aprender”, afirma.

O tema do trabalho foi Renascimento Cultural italiano, importante movimento entre os séculos XV e XVI, que marcou a transição da Idade Média para um mundo totalmente novo, no que tange aos valores e às tradições. Cada uma das cinco turmas de 7º ano teve que pesquisar pinturas do período renascentista, escolher uma e reproduzi-la. Além do trabalho prático, eles deveriam apresentar, também, uma explicação sobre o Renascimento; características renascentistas presentes na obra original; biografia e a importância do artista para o período; comentar alguma curiosidade sobre a obra escolhida; e entregar a releitura elaborada pelo grupo.

O resultado final foi surpreendente. Foram reproduzidas importantes obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Anjo do Baroci e A testa de Madonna, ambas de Rafael Sanzio, O casal Arnolfini, de Jan Van Eyck e os Comerciantes, cujo autor é desconhecido. “O bacana desse tipo de atividade é que, além de enriquecer o conhecimento, o adolescente desenvolve as habilidades de inter-relações disciplinares e a capacidade de expressão escrita e oral”, avalia a professora.

Este foi um trabalho interdisciplinar que contou também com a colaboração da professora de Artes, Adriana Toledo, que ajudou os grupos nas técnicas de confecção das molduras dos trabalhos, que agora serão expostos para apreciação dos demais alunos do Colégio.

2018.10.15



Sem Comentários

1.341 Visualizações

Deixe um comentário :