Creche Madre Regina e a inclusão de crianças especiais

Postado por admin

As famílias que pretendem colocar os filhos na Creche Madre Regina, gerida pela Associação Congregação de Santa Catarina no Ceará, fazem a inscrição da criança. Depois são visitadas e, em seguida, passam por uma triagem, priorizando as vagas para aquelas consideradas com mais necessidade. Necessidade esta que não se refere apenas à extrema pobreza, mas à vulnerabilidade social da criança, como quando não tem companhia em casa, por exemplo.

Atualmente, a Creche atua com a Educação Inclusiva, pois se entende que o processo de ensino e aprendizagem é para qualquer aluno, independentemente das condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.

A Creche incentiva todos a reconhecer e a atender às necessidades de cada um. Historicamente no Brasil, o atendimento educacional a crianças com deficiência era realizado apenas em escolas especiais, o que gerou uma postura segregacionista, pois se imaginava que essas crianças eram incapazes de conviver com pessoas da mesma idade sem deficiência. Criança com Síndrome de Down, com distúrbios neurológicos, com perda auditiva, com perda visual, com peso abaixo da idade e com outros problemas são atendidas pela Creche no mesmo ambiente das crianças que não possuem deficiências. Para a Creche, do ponto de vista pedagógico, essa integração entre os alunos especiais e os alunos sem deficiência garante interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto, com igualdade de oportunidades para todos e respeito às diversidades humana e cultural.

Existe uma profissional da Creche cursando especialização em “Educação Especial”, com o objetivo de ampliar esse serviço oferecido para a comunidade.

2012.05.10



1 Comentário

787 Visualizações

  1. Izabela Candido - Hospital São José- Teresópolis disse:

    Em 2011 tive a felicidade de conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido pelas Irmãs que estão a frente da Creche e do Centro de Convivências, a comunidade local expressa o respeito e a gratidão por terem um serviço de qualidade e humanizado no bairro, toda a equipe está de parabéns!

Deixe um comentário :