Comitê implementará Farmácia Clínica em Hospitais da Região Serrana do Rio de Janeiro

Postado por admin

A Gerência Regional de Logística, que abrange os Hospitais São José (RJ), Santa Teresa (RJ) e de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ), começou 2018 com um novo desafio: o Comitê Regional de Farmácia Clínica. O objetivo é padronizar os processos de Farmácia Clínica nas três Casas, visando à Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e melhores práticas.

“Visamos implementar e fortalecer a inserção dos farmacêuticos na equipe interdisciplinar, auxiliando os demais profissionais nos cuidados assistenciais. Nesse sentido, nosso Comitê discutirá as melhores práticas para implementar a Farmácia Clínica de maneira uniforme nas Casas, envolvendo todos os farmacêuticos”, explicou Lívia Leite, Gerente Regional.

As reuniões do Comitê ocorrem mensalmente, sendo um encontro presencial realizado a cada trimestre. “Iniciamos com uma reunião de sensibilização, na qual o projeto foi apresentado a todos. A partir disso, os profissionais passaram a trabalhar as informações para evolução do projeto”, disse Lívia. O grupo é composto por dois representantes de cada hospital – um membro titular e outro suplente, que têm como tarefas o desenvolvimento de formulários e de documentos de orientações, por exemplo. “Cada membro tem uma atividade, mas as decisões são sempre tomadas em conjunto”, completou.

O Hospital São José, que já conta com a Farmácia Clínica em atividade há três anos, tem sido responsável por contribuir com sua experiência para o projeto, auxiliando o HST e o HCNSC na implementação das atividades em suas rotinas. “Estamos caminhando juntos para a padronização de nossos processos. Embora sejamos os primeiros a possuir Farmácia Clínica, o olhar das equipes dos outros hospitais tem agregado bastante para o aprimoramento das nossas ações”, declarou Felipe Lopes, Coordenador de Farmácia do HSJ e membro do Comitê.

Nessa etapa, além do trabalho voltado para a padronização dos documentos, o Comitê realizou discussão sobre as linhas de cuidado, para que se estruturem ao acompanhamento dos pacientes pela Farmácia Clínica em setores piloto do HST e HCNSC – tarefa definida durante a última reunião do grupo, realizada em janeiro. Na ocasião, Lívia Leite promoveu um momento de integração para estreitar o relacionamento entre os farmacêuticos das equipes e celebrar o Dia do Farmacêutico (20/1).

2018.01.16



Sem Comentários

724 Visualizações

Deixe um comentário :