Blumenau sedia evento médico da Sociedade Brasileira de Hérnia

Postado por admin

No dia 17 de novembro, médicos de todo o país se reuniram em Blumenau para a Jornada Regional Sul, um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Hérnia – SBH, que discute os melhores tratamentos para as hérnias da parede abdominal. Esse foi o primeiro evento médico presencial de 2020 realizado pela SBH. O encontro foi no Hotel Quality, das 08h30 às 18h30.

Com a pandemia no novo coronavírus, o número de cirurgias de hérnia da parede abdominal pelo Sistema Único de Saúde foi 51,4% menor em 2020, se comparado à 2019. Entre janeiro e agosto deste ano foram realizados 3400 procedimentos. Em 2019, no mesmo período, foram 7200 cirurgias. O número reduzido acende um alerta para as possíveis complicações causadas por hérnias abdominais, que podem levar à gangrena (morte do tecido devido à falta de irrigação sanguínea).

De acordo com o Dr. Pedro Trauczynski, Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel (SC) e coordenador regional da Jornada Regional Sul junto ao presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Dr. Christiano Claus, há sinais que indicam quando o paciente deve buscar o atendimento médico emergencial: “dor intensa, acompanhada de náuseas, vômitos, obstrução intestinal e/ou aumento do volume da hérnia são sinais de uma possível complicação herniária”.

Fotos Dr. Pedro:

2020.11.17



Sem Comentários

1.152 Visualizações

Deixe um comentário :