AME Itapevi ministra palestras de prevenção à saúde para a comunidade

Postado por admin

Nos dias 23 e 24 de abril, a Equipe Multiprofissional do AME Itapevi (SP) ministrou duas palestras, sendo uma na Comunidade Kolping Cristo Rei pela Médica Infectologista, Dra. Ana Paola, abordando a temática “Calendário de Vacinação”, e outra no Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Rafael Cruz abordando a temática “Preservar o Meio Ambiente é Cuidar da Saúde”.

Dra. Ana Paola informou que as vacinas são de extrema importância para o sistema defensivo do organismo humano, pois tornam imune e/ou previnem o surgimento de doenças. Foi explicado também que existem diferentes tipos de vacina, a atenuada (enfraquecida) onde o vírus encontra-se vivo, porém, sem capacidade de produzir a doença e, a inativada (morta) onde o vírus é inativado por agentes químicos ou físicos, ou subunidades e fragmentos obtidos por engenharia genética.

A Infectologista explicou que a função das vacinas no organismo é se passar por agentes infecciosos de forma a estimular a produção de células defensivas. Foi apresentado ainda, o calendário de vacinação e as vacinas obrigatórias conforme faixa etária, além da atual campanha de vacinação contra a gripe e febre amarela.

O Técnico Rafael Cruz apresentou aos alunos algumas das consequências à saúde e bem estar das pessoas causadas pelas mudanças climáticas, e ressaltou dicas sobre reciclagem, consumo consciente de água, energia elétrica e vestimentas, preservação da fauna e flora, dicas estas que contribuem no cuidado com meio ambiente e por consequência garantem a melhora na saúde da população. Também foi citada a importância do correto descarte do óleo de cozinha, onde os alunos foram informados que o AME Itapevi é um posto de coleta e realiza a troca do óleo usado por sabão em pedra.

Ao final das palestras foram abertos espaços para esclarecimento das dúvidas dos participantes.

2018.04.26



Sem Comentários

634 Visualizações

Deixe um comentário :