AME Itapevi ministra palestras à comunidade

Postado por admin

Nos dias 21 e 28 de junho, a Equipe Multiprofissional do AME Itapevi (SP) ministrou duas palestras: uma ocorreu no Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa pela psicóloga Juliana Oliveira, abordando a temática “Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”; a outra foi realizada na Comunidade Kolping Cristo Rei pela nutricionista Natália Silva, sobre a “Vida Saudável e Obesidade”.

Na palestra ministrada pela psicóloga Juliana Oliveira, os alunos participaram da dinâmica da Teia, em que tinham que se apresentar e, com uma linha, era realizada uma ligação entre eles. O objetivo da dinâmica foi demonstrar que todos estão ligados de alguma forma e que devem ajudar uns aos outros. Durante a palestra, a profissional ressaltou que o dia 18 de maio foi instituído em lei como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, devido à repercussão do “Caso Araceli”, e explicou que a violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes.

A atividade contou também com a apresentação de dados sobre a situação no Brasil, em que 95% dos casos deste tipo de violência são praticados por pessoas conhecidas das crianças, e em 65% dos casos, há participação de pessoas do próprio grupo familiar. Ao final da palestra, a psicóloga destacou a importância do diálogo familiar, com o intuito de criar um vínculo de confiança entre pais e filhos, para enfrentar qualquer tipo de situação de exposição da criança e do adolescente.

Na palestra com a temática “Vida Saudável e Obesidade”, a nutricionista Natália Silva esclareceu que o termo “saudável” se define por aquilo que é útil e benéfico para a saúde. Ela também informou que, nos dias de hoje, as pessoas são muito influenciadas, e, desta forma, deixam de lado os hábitos de alimentação saudável por comidas rápidas, os fast foods. Também ressaltou a importância da alimentação saudável no desenvolvimento das crianças e adolescentes, em que os pais devem ser exemplos e incentivar seus filhos a terem hábitos que contribuam para sua saúde.

Durante a palestra, foram apresentadas dicas de como comer de forma consciente: desde a compra dos alimentos até a reação do corpo após sua ingestão. A nutricionista também mostrou como deve ser feita a montagem de pratos saudáveis e destacou que, sempre que possível, todo prato deve conter porções de legumes e verduras, carboidratos, proteínas animal e vegetal e, de sobremesa, frutas. A profissional ressaltou ainda que, além de uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos é muito importante para a saúde e bem-estar do corpo. Durante o encontro, foram abertos espaços para esclarecimento das dúvidas dos participantes.

2018.07.06



Sem Comentários

681 Visualizações

Deixe um comentário :