Alunos do CSC (MG) debatem temas polêmicos em aulas de Filosofia

Postado por admin

Comprometido com o aprendizado dos alunos do Colégio Santa Catarina (MG), o coordenador do Núcleo Cultural Madre Regina Protmann, professor Leandro Almeida, lançou o projeto “Roda de Conversa”. A proposta é desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, nas aulas de Filosofia. O objetivo é estimular o raciocínio crítico dos estudantes, a partir do debate de temas polêmicos, e, com isso, contribuir para o reforço da argumentação na redação do Enem.

O projeto começou com uma discussão sobre o ‘racismo no Brasil’. “O Racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega as etnias humanas considerando-as hierarquicamente como superiores e inferiores, o qual, no Brasil, é fruto da era colonial e escravocrata estabelecida pelos colonizadores portugueses”, explica Leandro. Antes de começar o debate, propriamente dito, o professor exibiu nas salas, como provocação, alguns clipes musicais e vídeos com abordagem do tema. Depois, dividiu as turmas em quatro grupos. Cada um responsável por pesquisar sobre uma das vertentes a seguir:

  • sistema de cotas nas universidades
  • tipos de preconceitos
  • racismo no mercado de trabalho
  • apropriação cultural

Após a pesquisa, cada grupo teve dez minutos para exposição das ideias e defesa de suas teses. Por fim, o professor a arena de debates, em que todos os alunos tiveram a oportunidade de emitir sua opinião. “Até a forma como dispomos as carteiras, com os grupos de frente uns para os outros, é relevante para o debate. E o bacana é que, ao longo das discussões, os alunos relataram diversas experiências de racismo na sociedade, mostrando exemplos claros do modo como essas questões são presentes na atualidade”, afirma Leandro, destacando, também, que foi possível fazer um link do debate com o tema da Campanha da Fraternidade que, este ano, reflete sobre a superação da violência.

2018.04.26



Sem Comentários

864 Visualizações

Deixe um comentário :