Alunos do CSC (MG) assistem a palestra sobre a importância do café da manhã

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Pouca gente sabe, mas a falta de uma alimentação saudável pode diminuir a capacidade de raciocínio, além de causar mal-estar, sonolência e indisposição. Pensando nisso, o Departamento de Educação Física do Colégio Santa Catarina (MG) organizou uma palestra para alertar e conscientizar os adolescentes do Ensino Fundamental II sobre a importância de uma boa alimentação no café da manhã, principalmente para quem estuda no período da manhã. Ir para a escola de estômago vazio pode fazer muito mal. Durante o encontro, os alunos também receberam orientações sobre higiene pessoal. Sempre que possível, os professores reservam um tempo para um bate papo com os alunos, onde fazem esclarecimentos e passam dicas.

“Na faixa etária dos 12 aos 17 anos, as meninas, principalmente, começam a ficar mais preocupadas com a aparência e, na tentativa de emagrecer, a gente percebe que muitas não tomam café da manhã. Só que isso é errado e elas acabam não atingindo o objetivo, muito pelo contrário. Temos percebido muitas meninas apáticas, sem energia, sonolentas, e isso é reflexo da falta do café da manhã. Nossa intenção, portanto, é esclarecer que uma alimentação equilibrada, nos horários corretos, faz bem à saúde. Ficar muito tempo em jejum não emagrece e só é prejudicial”, alerta a professora Cláudia Assis.

Para ajudar na conscientização, as professoras falam dos malefícios do jejum prolongado para o desempenho cognitivo, além de ensinaram que um bom café da manhã é composto por alimentos de três grupos: energéticos (pães, por exemplo, de preferência os integrais), reguladores (frutas ou sucos) e construtores (os leites e derivados, como requeijão, manteiga, presunto, peito de peru). Quanto mais completo o lanche, mais saudável e de qualidade será a refeição. Segundo estudos na área de nutrição, quem come ao acordar, tende a fazer refeições mais saudáveis ao longo do dia, já que evita os picos de fome.

Além do café da manhã, antes de ir para a escola, as educadoras também lembram que é preciso comer alguma coisa na hora do recreio. Ficar mais de três horas sem ingerir alimento algum pode fazer o estudante perder peso, ter cansaço e até sentir tontura, atrapalhando seu aprendizado. Uma fruta, iogurte, água de coco, barrinhas de cereal ou castanhas são excelentes opções. Na cantina do CSC é proibida a venda de salgados fritos, doces e refrigerantes. E os pais devem evitar mandar esse tipo de alimento de casa, por serem muito gordurosos e calóricos. Outra dica importante é ingerir fibras, pois além de contribuírem para o bom funcionamento do organismo, ajudam a prolongar a sensação de saciedade.

2018.04.16



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