ACSC apresenta o Código de Conduta Ética e o Canal de Denúncias

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Em evento realizado no dia 19 de abril, no Auditório Benedicto Montenegro, do Hospital Santa Cantarina (SP), e transmitido em tempo real para todas as Casas da ACSC, a Associação Congregação de Santa Catarina declarou a sua ética ao anunciar a unificação dos Códigos de Conduta Ética para todas as suas Casas e lançar o Canal de Denúncias, uma importante ferramenta que ajudará a preservar o legado de Madre Regina Protmann.

Durante o evento, Irmã Lia, Presidente do Conselho de Administração da ACSC, relembrou os passos de Madre Regina Protmann. “Ela está conosco e que nos acompanhará neste desafio, nos abençoando a cada minuto, a cada dia, a cada ano”, afirmou. Irmã Lia, de modo prático, explicou que falar de ética é falar de comportamento, “falar de como eu sou e de como eu me comporto na relação com os outros”. O Superintendente da ACSC, João Alberto Santos, disse que a sociedade vive num mundo de códigos, e que “um código é um compilado, é um conjunto de normas, de disciplinas e de Leis”. Citando os códigos de trânsito, civil, penal, ressaltou que o código traz, de forma objetiva, “o jeito que deve ser conduzida uma organização e seus agentes”, em desígnio a um determinado fim. João concluiu dizendo que o conteúdo do código de conduta ética traduz o jeito de ser da Associação.

O Diretor Corporativo Jurídico, Riscos e Compliance, Dr. Edmilson Damasceno, destacou a importância deste momento para toda a Associação, afirmando que o Código de Conduta Ética foi construído ao longo do tempo graças ao “trabalho feito pelas Irmãs da Congregação há cerca de 450 anos”. O Gerente Corporativo de Compliance, Clodoaldo Sena, disse que o código de conduta é como um GPS do comportamento esperado de cada colaborador. “É uma ferramenta que nos permite seguir na trajetória correta, de forma segura e tranquila”, concluiu.

Por fim, a Irmã Penha, Conselheira da ACSC, traçou uma analogia sobre o Código de Conduta Ética e a história da Congregação, dizendo que os colaboradores da ACSC têm “um compromisso cristão com a verdade”, explicando que o Comitê de Ética não foi criado para punir ninguém, mas para esclarecer determinadas situações e dar uma resposta para as pessoas que utilizam o Canal de Denúncias. “O nosso Comitê existe para ajudar esta entidade a crescer eticamente por mais 450 anos, não para punir as pessoas”. Irmã Penha concluiu seu discurso convidando a todos para trabalharem juntos, “porque juntos somos mais fortes”, ponderou.

Também participaram do evento o Analista Corporativo de Pastoral e Espiritualidade, Adriel Rizzo, o palestrante professor Mário Persona, a sócia da ICTS (empresa independente responsável pelo canal de Denúncias), Heloisa Macari, o conselheiro externo da ACSC, Willian Abud, e o Gerente Corporativo de Comunicação, e mestre de cerimônia do evento, Celso Tomba, além de líderes da Administração Corporativa e do Hospital Santa Catarina (SP).

O Código de Conduta ética está sendo entregue pela área de Gestão de Pessoas. Ao receber o seu exemplar, leia o conteúdo com atenção, assine o Termo de Adesão e aplique o conteúdo na prática. O Canal de Denúncias já está funcionando, se você presenciar alguma situação que esteja em desacordo com o Código de Conduta Ética da ACSC, notifique o caso para que ele seja tratado da forma adequada. Todas as denúncias são apuradas por uma empresa independente; o seu anonimato é garantido!

Utilize o nosso Canal de Denúncias:

Web: www.canaldedenuncias.com.br/ACSC

E-mail: acsc@canaldedenuncias.com.br

Telefone: 0800 377 8043 (atendimento 24 horas/todos os dias da semana)

Coloque o nosso Código de Conduta Ética em prática e seja um disseminador de boas ações!

2018.04.26



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