Workshop do MAE reúne 130 profissionais das Casas de Saúde

Postado por admin

Com o objetivo de reforçar o cuidado com amor e a ciência do cuidado integral centrado na pessoa, a Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente promoveu entre os dias 25 e 27 de junho, em São Paulo, a 7ª edição do Workshop do MAE – Modelo Assistencial de Enfermagem. Este foi o primeiro encontro oficial após o lançamento do programa, em dezembro de 2018, e contou com a presença de 130 profissionais de todas as Casas de saúde da Associação e, também, do Lar Madre Regina.

Lideranças de Enfermagem e representantes da Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social e da área de Gestão de Pessoas tiveram a oportunidade de debater em conjunto o desdobramento do Modelo nas práticas e condutas exercidas pelos profissionais da ponta.

Entre os temas abordados, estiveram em destaque:  Dimensionamento de Enfermagem, Ciência da Melhoria, Segurança do Paciente, Resultados da Pesquisa sobre a Cadeia Medicamentosa dos Hospitais e Cases de Sucesso sobre Prevenção de Lesão por Pressão e Equipe Interdisciplinar.

Confira abaixo alguns depoimentos de participantes:

“Na área da saúde, o trabalho em equipe implica em compartilhar o planejamento e a divisão de tarefas, cooperar, colaborar e interagir democraticamente, integrando os diferentes setores, saberes, práticas, interesses e necessidades.  Surge da ideia de estabelecer objetivos e metas em comum com um plano de trabalho bem definido, por meio do qual se desenvolvam o crescimento individual e do grupo, no cuidado centrado no cliente envolvido. Ressaltando a proposta do MAE, ‘cuidar com amor’, o paciente sempre será o centro dos nossos pensamentos, atendendo às necessidades com sensibilidade, presteza e solidariedade, mediante ações e atitudes de cuidado,  realizadas para promover o conforto e o bem-estar, conjugando a integridade física e emocional num processo de troca entre cuidador e o ser cuidado, manifestado por meio da conversa, do toque, com a intencionalidade de transmitir tranquilidade, carinho, conforto, segurança, atenção. É muito bom ter o entendimento que o atendimento ao paciente, realizado por uma equipe multiprofissional, busca qualidade e agilidade, para cuidar de forma humanizada e integral. Amamos a vida e, por isso, lutamos a cada segundo para que o cuidado com a saúde seja melhor.”

Jéssica Zamith – Farmacêutica Clínica (Casa de Saúde São José – RJ)

“Venho de hospitais bem-conceituados, onde eu aprendi muito, porém, em nenhum deles, vivenciei tantas oportunidades de melhorias, tanta credibilidade, empoderamento, pensamento crítico, autonomia, conhecimento e cuidado centrado no paciente, além da oportunidade de crescimento profissional que nos torna motivados e estimulados a fazer parte deste projeto. Conhecendo o MAE, pude perceber como a união do Amor e da Ciência é perfeita. Fico muito feliz em fazer parte deste time, agradeço a confiança e conte comigo sempre. Parabéns a todos os envolvidos.”

Tatiana Pavani – Supervisora de Enfermagem (Casa de Saúde São José – RJ)

“O workshop do MAE foi uma grande oportunidade de unir conhecimentos e alinhar o pensamento de toda a equipe multidisciplinar para o bem comum, que é a excelência no cuidado dos nossos clientes. As palestras foram enriquecedoras, dinâmicas e muito ligadas a nossa realidade e nos forneceram uma outra perspectiva a respeito da relevância do nosso trabalho, para conectar diretamente todos os profissionais envolvidos na assistência. Foi uma experiência sensacional que, além de transmitir um aprendizado único, também me deixou com ânsia de buscar mais conhecimento. Deixo aqui meu agradecimento pela oportunidade e pelo aprendizado.”

Saulo Muniz – Fisioterapeuta (Casa de Saúde São José – RJ)

“O workshop proporcionou um momento de troca de experiências entre as lideranças, nos mostrando atitudes práticas de como direcionar a equipe da melhor forma, como, por exemplo, ‘huddle’. O conteúdo apresentado não agregou conhecimentos somente para vida profissional, mas também para a vida pessoal. Voltamos com conteúdos palpáveis para serem utilizados na nossa autoavaliação profissional, revendo as nossas formas de atuação, e isso faz parte de um processo que deve ser contínuo. Foi muito citado positivamente, pelo grupo de enfermeiros, a ótima qualidade da oficina de dimensionamento, que muito nos auxiliará na prática. O encontro reforçou o que é o MAE, o que podemos e devemos ser melhores no dia a dia, o desafio de cuidar com amor e ciência.”

Kenia Mathias – Assessora Técnica e Enfermeira (OS-Santa Catarina – SP)

Confira cliques do workshop:

2019.07.16



Sem Comentários

119 Visualizações

Deixe um comentário :