Ventilação Mecânica é tema de treinamento no HCNSC

Postado por admin

No dia 28 de junho, o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) realizou um treinamento para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre Vias Aéreas e Princípios Básicos em Ventilação Mecânica. O evento faz parte da rotina de reuniões científicas, encabeçada pelo médico e coordenador da equipe de emergência do HC, Dr. Ricardo Martello.

O treinamento foi dividido em duas partes: teórica e prática. A parte teórica foi ministrada pelo Dr. Marco Felipe Bouzada, anestesiologista e aluno do mestrado profissional em ciências aplicadas à saúde. Bouzada falou das principais dificuldades na intubação, formas mais simples e quais medicamentos devem ser usados para auxiliar no processo. A parte prática foi conduzida pelo Dr. Ricardo Martello, que também é aluno do mestrado profissional em ciências aplicadas à saúde, intensivista, especialista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Pós-graduado em Neurologia pela UFJF-RJ, Coordenador da equipe de clínica médica do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, chefe de setor do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro, e diretor técnico do Hospital Nossa Senhora da Piedade em Paraíba do Sul.

Durante o treinamento, o médico Ricardo Martello falou sobre a importância de oferecer treinamentos para as equipes do HC e de outras unidades de saúde. “A importância dos treinamentos é a qualificação da equipe multidisciplinar, não só a do HCNSC, mas também de outras unidades que somos referência. Não adianta termos uma equipe bem treinada se o paciente que vem referenciado de outras unidades não chega em condições adequadas para receber o tratamento especializado” disse.

Este trabalho de capacitação continuará até o final do ano no HC. A previsão é que seja oferecido um treinamento por mês com diferentes temas. O próximo será Emergências Cardiológicas.

2017.07.10



Sem Comentários

430 Visualizações

Deixe um comentário :