Vem, 2020! Saiba como traçar metas e realizá-las no ano que chega

Postado por admin

Ano novo, vida nova. Esse lema é bastante usado pelas pessoas quando uma nova etapa se aproxima. Trata-se de uma motivação para começar o ano com o pé direito, melhorando alguns aspectos da vida pessoal ou profissional. Afinal, o fim de ano sempre chega com aquela cobrança interna e externa sobre como foi o ano vigente, objetivos não cumpridos, e a culpa silenciosa pela procrastinação.

Melhorar os planos e atingir as metas depende somente de nós mesmos. Luciane Bemfica, Personal Branding e especialista em Gestão e Posicionamento, explica que o primeiro passo é ser honesto consigo para identificar qual aspecto da vida merece atenção. “Devemos pensar no que queremos para nossa vida pessoal e profissional. Acredito que o ponto central dessa questão é o conforto. Quais os pontos que causam desconforto?”, questiona.

Após descobrir o que causa infelicidade e que nada nos impede de mudar, entramos na segunda fase, que é desenhar as metas. “Aqui temos duas situações. Primeiro, a pessoa já definiu o que quer fazer para mudar uma situação que a desconforta. Já é um avanço! Em seguida, colocar em prática. E aqui vem o fantasma da procrastinação”, alerta Luciane. A principal dica é fazer anotações. “Por exemplo, se for um curso de qualificação, comece procurando onde tem, quanto custa, quais os horários, avalie e encaixe na agenda”, explica.

Dar um passo de cada vez e perceber a evolução do processo pode ser um bom motivo para seguir em frente, até chegar ao objetivo da mudança. Tudo isso tem um nome muito simples e conhecido: atitude. “Para tentar neutralizar a perda de foco, é necessário organização. Planeje as metas, imponha-se prazos e, semana a semana, tente avançar de alguma forma. Mesmo em pequenas ações. E comemore, mesmo sozinho, as grandes e pequenas vitórias no dia a dia”, incentiva a especialista.

Confira outras dicas da Luciane:

– Planeje: escreva cada meta, iniciando pela mais importante, urgente, ou a mais fácil.

– O que você precisa para chegar onde quer? Quanto terá que investir? Faça um levantamento geral e inicie pelo que está a seu alcance.

– Como desafio profissional, lembre-se que ter uma rede de relacionamentos bem nutrida é importante, pois pode facilitar em algum aspecto: uma indicação, orientação e dicas para novas oportunidades de aprendizagem.

– Coloque, pelo menos, um objetivo em execução por semana, a cada 15 dias, a cada mês. É claro que tudo depende do objetivo que se tem. O fundamental é tê-lo na agenda, no planejamento, no seu radar.

– Comemore suas conquistas e avalie constantemente suas ações.

Que 2020 venha cheio de motivação e motivos de felicidade!

2019.12.20



Sem Comentários

129 Visualizações

Deixe um comentário :