UTI do Hospital Santa Teresa comemora um ano de ITU Zero

Postado por admin

A Unidade de Terapia Intensiva São José, do Hospital Santa Teresa (RJ), comemorou, no último dia 28 de junho, 365 dias sem Infecções do Trato Urinário (ITU) associada ao cateter vesical de demora. A UTI São José é especializada em pacientes com perfis neurológicos, cardiológicos e ortopédicos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Atende, em média, 35 pacientes por mês em 10 leitos. Neste período todos os pacientes que passaram pela unidade, nenhum sofreu de ITU graças ao empenho da equipe.

“O sucesso da ITU Zero é mérito total da nossa equipe multidisciplinar, que sabe da importância dos cuidados necessários com o cateter e o comprometimento de todos em melhorarmos a cada dia, beneficiando diretamente os pacientes”, comenta Sérgio Muniz de Oliveira Jr, enfermeiro Supervisor da UTI São José.

A avaliação rigorosa da necessidade de sondagem vesical, a manutenção diária através do Bundlle de IRAS e a retirada o quanto antes dos cateteres vesicais são algumas rotinas diárias que a equipe vive e que contribuíram para a marca de um ano sem ITUs.

O Bundle de IRAS, ou bundle de inserção e de manutenção do Cateter Cervical de Demora (CVD), é um pacote de medidas a serem adotadas pelas equipes assistenciais para evitar as infecções. Desde sua implementação em 2018 pelo setor de Segurança do Paciente, além do empoderamento das equipes durante os rounds, o sucesso na prevenção de ITUs vem alcançando números expressivos.

Em abril deste ano o HST comemorou oito meses de ITU Zero em três das suas UTIs, a São José, a São Judas Tadeu e a Coronariana. Agora, em julho, essa marca aumentou. A Coronariana está há 472 dias sem ITUs, enquanto a São Judas Tadeu está há 10 meses sem ITUs.

Confira fotos:

2019.07.10



Sem Comentários

22 Visualizações

Deixe um comentário :