Uma bela descoberta

Postado por admin

Um agricultor descobriu uma igreja no coração do Planalto Central. A descoberta está mobilizando os moradores de Nova Goa, pequeno vilarejo em Goiás. Abandonada no alto de um morro às margens da Lagoa Formosa, na cidade de Planaltina de Goiás. Afinal, que igreja seria essa?

Trata-se de uma surpresa. A padroeira deste santuário é Santa Catarina de Alexandria. Estava tudo lá, numa reportagem do jornal “O Globo”, que cobriu a inauguração em dezembro de 1963. O local foi construído por portugueses expulsos de Goa, na Índia. Eles pretendiam fundar ao redor da praça paroquial uma cidade para 5 mil habitantes, mas desistiram e voltaram pra Europa. E a igrejinha – se perdeu no tempo.

Os fiéis que a descobriram depois de meio século de abandono têm a convicção de que seria um pecado deixar tudo isso acabar em ruínas, perdidas para sempre no meio do cerrado. Se até agora foi por milagre que esse templo ficou de pé, daqui pra frente ele passa a contar com a solidariedade e a esperança de moradores da cidade, que fica a 60 km de Brasília.

Um mutirão de fé foi organizado pra mudar essa história e salvar esse patrimônio artístico, cultural e, sobretudo, religioso que já estava condenado ao esquecimento.

Os moradores próximos se uniram e, hoje, a igreja já possui telhado novo, um puxadinho nos fundos pra sacristia e até uma pintura interna. Tudo pago com o dinheiro de rifas e vendas de salgadinhos doados pela comunidade. E o melhor de tudo: foi só procurar pra achar na redondeza o paradeiro dos objetos sagrados originais. Crucifixo, imagens de Santa Catarina e até a placa que ficava sobre a porta.

O padre da região está cheio de planos e pretende construir um centro pastoral, que possa atender a pastoral da pessoa idosa e da criança, catequese e retiro espiritual para jovens, como também construir a casa de retiro do clero da diocese de Formosa.

Por enquanto é rezada apenas uma missa por mês no templo. Mas a diocese da região já prometeu: em 2014, Santa Catarina de Alexandria será uma das mais novas paróquias do Brasil.

A ACSC já entrou em contato com a diocese de lá e, em breve, teremos mais novidades.

2014.01.31



Sem Comentários

997 Visualizações

Deixe um comentário :