Um novo passo: HCNSC será hospital escola

Postado por admin

A cidade de Três Rios recebeu a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do curso de medicina. Anteriormente o MEC divulgou uma lista com 42 municípios pré-selecionados para implantação de cursos de medicina.  Três Rios foi a única cidade do estado do Rio de Janeiro que recebeu aprovação. A escolha pelo município só aconteceu porque a cidade oferece estrutura de serviços e programas de saúde necessários para funcionamento do curso.

O MEC faz a escolha das cidades após a autorização do Ministério da Saúde (MS), que avaliou os municípios em três etapas. O MS levou em conta a estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes no Município. Para isso os municípios aspirantes enviaram as informações como número de leitos disponíveis no SUS por aluno, existência de leitos de urgência e emergência ou pronto-socorro; existência de pelo menos três programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias, adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde; existência de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, entre outras.

Um componente fundamental para que a cidade fosse aprovada e recebesse o curso foi o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, que possui número de leitos necessários, equipamentos e estrutura adequada de acordo com o que rege o edital. Com a chegada da faculdade de medicina o Hospital de Clínicas atuará como hospital escola para atender aos alunos do curso e vários outros serviços serão implantados.

Agora, o próximo passo é a realização da licitação para definir qual faculdade se instalará em Três Rios. A previsão é que isso ocorra no primeiro semestre de 2015 para o início das aulas no segundo semestre do mesmo ano.

2014.09.19



Sem Comentários

266 Visualizações

Deixe um comentário :