“Troféu Mãos que Cuidam” incentiva o uso de álcool gel no HST

Postado por admin

Um ranking do bem foi criado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Teresa (SC) para incentivar o aumento do uso de álcool gel. Os setores que mais consumirem álcool gel e tiverem maior adesão aos Cinco Momentos de Higienização das Mãos recebem o troféu “Mãos que Cuidam”. Concorrem as unidades fechadas (UTIs) e unidades abertas (Internação). O cálculo é feito de acordo com o número de frascos de álcool gel dispensados para cada setor – com a fiscalização do SCIH de que não há estoque – dividido pelo número de paciente/dia. Assim, encontra-se o valor de quantos mililitros de álcool gel foram utilizados mensalmente nos setores.

No dia 16 de agosto, os troféus foram entregues às unidades vencedoras. A UTI Neonatal e Pediátrica Deus Menino, por ter um consumo de álcool gel elevado em relação aos padrões das outras três unidades fechadas adultas, tem o privilégio temporário de receber os dois troféus fixos. A UTI Neonatal ficou em 1º lugar no Ranking de Adesão aos Cinco Momentos de Higienização das Mãos com 75% e na mesma colocação no Ranking de Consumo de Álcool Gel, com 145,9ml.

Ainda nas unidades fechadas, a UTI Coronariana obteve 71,93% de adesão aos Cinco Momentos e consumiu 91,2ml de álcool gel em julho, levando também dois troféus. Das unidades abertas, que concorrem apenas ao troféu do Ranking de Consumo de Álcool Gel, a 1ª colocada foi a Unidade de Internação Santa Catarina, que consumiu 105,61ml, quase o dobro da segunda colocada, a Unidade de Internação Santa Catarina A, com 55,26ml.

Metas internas e resultados

A Anvisa preconiza um consumo mínimo mensal de álcool gel no valor de 20ml paciente/dia. Entretanto, a equipe do SCIH do Hospital Santa Teresa estabeleceu o dobro desta meta e, juntamente com as equipes de enfermagem das unidades, vem conseguindo aumentar o consumo. A equipe do SCIH realiza também a observação da adesão e realização correta das equipes assistenciais e multidisciplinares aos Cinco Momentos de Higienização das Mãos, que são: 1 – Antes do contato com o paciente; 2 – Antes da realização de procedimento asséptico; 3 – Após o risco de exposição a fluidos corporais; 4 – Após o contato com o paciente; 5 – Após o contato com áreas próximas ao paciente.

Estas ações de incentivo já demonstram resultados. De acordo com o SCIH, o número de infecções hospitalares e de colonizações segue diminuindo e o consumo de álcool gel pelas equipes das unidades aumentando, gerando mais segurança e qualidade aos pacientes do HST.

Fotos das equipes:

2019.08.27



Sem Comentários

226 Visualizações

Deixe um comentário :