Trabalho interdisciplinar reúne Literatura, Redação e Português no CSC-JF

Postado por admin

As professoras Patrícia Ribeiro, de Português, e Luciana Azevedo, de Literatura, realizaram mais um trabalho interdisciplinar no Colégio Santa Catarina (JF), mas, desta vez, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Tudo começou com a adoção do livro paradidático “A Turma da Vila & o Mistério da Serpente Dourada”, cuja autora, Luciane Rinco, é mãe de um aluno da escola. A partir da leitura, os alunos puderam aprofundar um pouco mais o estudo de alguns recursos linguísticos e gêneros literários e fizeram dois trabalhos, em grupos, que exigiram muita criatividade e empenho de todos.

“A ideia de fazer o trabalho em conjunto é falar de literatura, treinar a redação, juntar o português e banir a ideia de que são disciplinas independentes. Não são”, explica Luciana.

“Nas aulas de Português, nós lemos algumas histórias de aventura e, também, trabalhamos sobre histórias em quadrinhos (HQs), recursos linguísticos e gráficos utilizados na construção das HQs. Depois, as turmas foram divididas em grupos e cada um ficou responsável por transformar um capítulo do livro no gênero estudado. Então, fizemos o romance completo em quadrinhos”, complementa Patrícia.

Sensibilizada com a motivação dos alunos, Patrícia quis dar sequência e propor outra atividade, que também mexeu com a garotada. Como o livro paradidático em questão trata de uma turma de amigos que se aventura em uma ilha cheia de mistérios e, na matéria de Português, a classe dos adjetivos estava sendo trabalhada, ela decidiu pedir que os alunos fizessem panfletos, como se fossem de uma agência de turismo e tivessem que convencer pessoas a conhecerem aquele lugar. “Para você convencer alguém é preciso argumentar. Então, nada melhor do que abusar dos adjetivos para atrair”, explica a professora.

2016.10.10



Sem Comentários

519 Visualizações

Deixe um comentário :