Trabalho de Língua Portuguesa estimula gosto pela leitura entre alunos do CSC-MG

Postado por admin

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG), Renata Zaidan, realizou um trabalho diferente com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da leitura de “Pantanáutilus”, da autora Ana Carolina Neves e de “Vinte Mil Léguas Submarinas”, do autor Júlio Verne, ela propôs aos jovens leitores uma conversa sobre os livros. “Foi muito gostoso fazer esse trabalho porque foi possível identificar vários intertextos interessantes entre as duas obras. E isso prendeu a atenção dos meninos”, destaca a professora.

Com os intertextos, os alunos produziram fichamentos, com resumos dos livros e também ilustrações de ambas as obras. “Acredito que eles conseguiram perceber a gama de oportunidades que temos com a leitura e a interpretação de textos, e foi uma atividade que todos gostaram de fazer”, ressalva Renata.

Algumas alunas destacaram o que mais gostaram nesse trabalho:

Ester Filgueiras: “Foi bem legal esse trabalho com os dois livros. Foi bom porque quebrou um pouco a rotina da sala de aula, aquela coisa de todo dia o professor ficar explicando a matéria, escrevendo no quadro, às vezes cansa. Assim, como a Renata conduziu, foi descontraído”.

Gabriela Marques: “Fizemos o trabalho durante três encontros. Se não fosse esse trabalho eu não teria lido esses livros porque eu não sou muito interessada em leitura. Mas eu gostei muito porque a gente fica na obrigação de ler e acaba se interessando por outros livros também”.

Laura Paiva: “O trabalho acaba nos enturmando ainda mais. Uma menina da minha sala que é bem fechada, ficou no meu grupo. Antes ela não conversava com ninguém, agora já virou colega de todo mundo. A gente começa a interagir com outras pessoas com quem a gente não tem o costume de conversar. Surge uma afinidade”.

2017.09.04



Sem Comentários

477 Visualizações

Deixe um comentário :