Trabalho de Ciências mobiliza alunos do CSC-MG sobre o uso da água

Postado por admin

Água é vida. Todo mundo já deve ter ouvido esta premissa que, geralmente vem acompanhada do alerta de que esse recurso pode acabar. Sensibilizar a população quanto à sua importância, conscientizar sobre a necessidade da preservação desse bem natural e, dentro disso, estimular mudanças nos hábitos de seu consumo, é essencial. É dever do poder público e papel da escola. Por isso, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade 2017 e abordando o conteúdo de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG), que inclui o tema “água”, as professoras Juliana Amorim e Lissandra Vieira decidiram desenvolver um trabalho de pesquisa mais aprofundado com os alunos.

“Dentro do tema estudamos tudo sobre água: ciclo, estados físicos, propriedades, funções no organismo, importância, poluição, saneamento e doenças de veiculação hídrica. Se fôssemos seguir o cronograma do livro que adotamos, esse assunto seria trabalhado apenas na quarta etapa. Mas, eu e Juliana decidimos adiantar o assunto devido ao tema da campanha da fraternidade ter sido voltado para o meio ambiente. Dessa forma, trabalhamos na segunda etapa. Finalizando a discussão do tema, sugerimos que os alunos fizessem um folder abordando algum aspecto estudado sobre a água. Foi um trabalho realizado fora da sala de aula e que deu muito resultado”, explica Lissandra.

Durante a pesquisa necessária para elaboração do folder, as professoras pediram aos estudantes que buscassem informações relevantes em relação à preservação e importância da água para o meio ambiente como um todo. “No momento em que explicamos o trabalho e como seria o desenvolvimento, foi empolgação total. Todos os grupos se envolveram e trabalharam bastante. Percebi que eles entenderam o assunto dado em sala aula, pois conseguiram explanar muito bem tudo no folder”, ressalta a professora.

“Quando nos debruçamos para trabalhar esse tema, nosso objetivo foi fazer com que os alunos mudem seus hábitos diários em relação à água e que tenham uma conscientização sobre sua importância em nossa vida. Acredito que conseguimos alcançar nosso objetivo”, avalia Juliana.

2017.08.30



Sem Comentários

380 Visualizações

Deixe um comentário :