Trabalho da área de Suprimentos e TI é publicado no Conahp 2019

Postado por admin

A área corporativa de Suprimentos da ACSC, sempre engajada com as melhores práticas de mercado e buscando atuar na fronteira da inovação no ramo de suprimentos, desenvolveu, em parceria com a área de TI (BI), uma nova forma de mensurar as oscilações de preços de toda linha de insumos hospitalares: o painel de inflação interna.

Por iniciativa interna e visando automatizar o processo, foi desenvolvida uma ferramenta de controle de resultados utilizando a tecnologia “Power BI”, que permite mensurar resultados em nível item, espécie, casa e corporativo. Essas visualizações dispões informações cruciais para tomada de decisão em diversos níveis: compradores agora podem visualizar de maneira intuitiva quais são os itens que tiveram aumento de custo em um período específico, e atuar para conter ou reverter altas de preço. Gestores e Diretores podem acompanhar a inflação das linhas de insumos em suas respectivas casas, e até a direção corporativa pode utilizar estes dados para tomada de decisões estratégica.

Até o último ano, não havia uma forma de acompanhar o índice de variação das linhas de insumos hospitalares de forma automatizada, o que gerava um grande esforço operacional para levantamentos manuais incorrendo em riscos de erros. Com a área de BI, iniciou-se o projeto para construção do painel. No início, a discussão era sobre qual é a melhor forma de medir a variação dos produtos; para chegar ao resultado que melhor reflete a realidade.

Após essa etapa, veio a fase de elaboração do painel em si. Como não havia no mercado um modelo para se utilizar como exemplo, esta etapa foi a que exigiu maior esforço e horas de trabalho. Foram várias etapas de validação até se atingir um valor/resultado apurado e confiável.

Agora, essas informações estão à disposição dos tomadores de decisão, e são usadas diariamente. A ferramenta é inovadora no ramo de suprimentos e principalmente na área hospitalar. Tanto que o trabalho foi selecionado para compor a sessão de posters na edição 2019 do Congresso Nacional de Hospitais Privados, o CONAHP.

O Comprador Corporativo à frente do projeto, Alvaro Baraldi, acredita que a mensuração correta de resultados e indicadores é imperativa para uma leitura correta do ambiente por gestores e analistas. Basear decisões em dados sólidos é a diferença entre aposta e estratégia, e continuar aprimorando ferramentas e reinventando processos é a única forma de se manter entre competidores de alta performance.

O Coordenador Corporativo de Suprimentos, Diego Luna, avalia que a construção do painel com a medição online dos resultados de compras trouxe maior segurança na apuração dos resultados bem como contribui para as estratégias da área direcionando os esforços e nível de atuação considerando todas as variáveis disponíveis. “Com a implementação do painel temos maior segurança nas tomadas de decisões devido a visibilidade dos números e performance da área”.

Daniela Eugênio, gerente corporativa de suprimentos, menciona que esse é apenas um dos painéis que estão sendo desenvolvidos, esse e os demais tem por objetivo trazer maior performance, seja operacional na extração dos números de uma forma automatizada, como na estratégia, contribuindo para melhores tomadas de decisões. Ainda avalia que a parceria com o time da TI está vem sendo fundamental para o sucesso do trabalho.

2019.12.26



Sem Comentários

155 Visualizações

Deixe um comentário :