Trabalho científico da CSSJ é premiado em Congresso de Cardiologia

Postado por admin

 

A pesquisa “Análise do Remodelamento Cardíaco por Ressonância Nuclear Magnética em Atletas Amadores e Profissionais”, realizada pela Casa de Saúde São José (RJ), foi premiada como o melhor trabalho científico, na categoria tema livre oral, durante o 34º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).

A pesquisa, coordenada pelos médicos Fabricio Braga e Ilan Gottlieb, foi anunciada como campeã no dia 5 de maio, durante a cerimônia de encerramento do Congresso, realizado no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.

Ao todo, a SOCERJ avaliou 331 trabalhos, em categorias diversas, e aprovou 223. Entre os títulos finalistas, havia mais um da CSSJ, sobre “Variabilidade da Frequência Cardíaca”, que mostrou que o público entrevistado (médicos participantes do Congresso) se exercitam mais do que os brasileiros, porém, menos do que o esperado como profissionais de Saúde.

Os participantes desse estudo foram questionados, principalmente, se têm como hábito a prática de exercícios, com qual frequência o fazem, a intensidade e a duração. Também foi medida a frequência cardíaca com um oxímetro digital.

Os objetivos foram analisar o VO2 (aptidão cardiorrespiratória) dos participantes do Congresso e testar o conhecimento das pessoas quanto à dose de atividade física semanal recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Foram avaliadas 400 pessoas, com média de idade de 35 anos. Destes, 42% são homens e 58% mulheres – entre médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, educadores físicos, nutricionistas e estudantes.

 

2017.05.15



Sem Comentários

482 Visualizações

Deixe um comentário :