TemporalIDADE – Idosos visitam CSC e trocam experiência com alunos

Postado por admin

Alunos da 8ª série e do 1º ano do Ensino Médio foram os anfitriões de um grupo de 25 idosos que visitaram o Colégio Santa Catarina (CSC) na tarde dessa quarta-feira, 24. A ação faz parte do projeto TemporalIDADE, que envolve o colégio, a Secretaria Municipal de Assistência  Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e participantes do grupo Renascer para a Melhor Idade, do Cras/Leste.

Assim que chegaram ao colégio, os idosos foram levados para o laboratório de Informática, onde navegaram na internet e se divertiram com jogos no computador, com a orientação dos alunos. Seu João Feliciano da Silva, de 71 anos, aproveitou bastante a visita e a companhia das jovens alunas com quem teve a oportunidade de aprender e ensinar. “É muito boa essa troca de experiência, não só a gente passa algo para o jovem, mas ele também nos passa. Computador, por exemplo, não é coisa do meu tempo. Mas eles sabem tudo, não é? Então eles podem me ensinar”, conta. Reformado da Polícia, seu João conta que sempre procura algo com que se ocupar. “Envelhecer é ter experiência de vida, não é ser velho, derrubado. Esta é a melhor idade da vida. Sou aposentado, mas continuo trabalhando como barbeiro e cabeleireiro, e sempre procuro fazer alguma obra em casa para não deixar a cabeça parada”.

Dona Marly Gonçalves Esteves, de 76 anos, era só alegria com o primeiro contato com o computador. “Quando falaram que a gente vinha para o computador eu fiquei tensa, porque nunca toquei nem manuseei um computador, nem celular. Mas junto com essas jovens ficou fácil, agradável, vou até comprar um computador para mim”, conta a aposentada, que adorou fazer caça-palavras na tela do computador. Ela ficou encantada com a visita ao colégio, disse que se sentiu muito à vontade porque foi muito bem recebida. “Sou ciente da idade que eu tenho, mas não me sinto velha. Eu trabalho, cozinho, se tiver que cortar uma lenha eu corto. Sou muito ativa, graças a Deus, e pretendo ainda viver muitos anos”, complementa.

Depois, o grupo ainda conheceu a Escola de Música do CSC, onde os idosos tiveram a oportunidade de cantar e relembrar antigas cantigas. Em seguida, foi servido um lanche e a tarde terminou com uma roda de violão. “Foi muito proveitosa essa visita, eles gostaram muito. Eu percebi que houve uma troca de afetividade muito legal. Para muitos foi o primeiro contato com o computador, o que os deixou deslumbrados. Os alunos, realmente, foram extremamente carinhosos e atenciosos. Essa oportunidade de um conhecer o mundo do outro vai contribuir muito para o projeto TemporalIDADE”, avalia Arlene Motta, coordenadora do Creas.

Para os alunos que participaram do encontro o saldo também foi bastante positivo. “Beneficia eles e a gente também, porque a gente aprende a dar mais valor aos nossos avós, ter mais carinho, afeto, cuidar mais deles para depois não se arrepender de não ter feito. Espero chegar aos 70 anos como a maioria aqui, bem de cabeça, e sendo respeitada” conta Maria Paula Novaes, do 1º ano. “Esse contato é maravilhoso, porque eles nos passam uma experiência de vida que a gente não tem ainda e isso é um incentivo para a gente respeitá-los muito mais. Se a gente quer ser respeitada, a gente tem que respeitar. Então, a gente tem que respeitar o idoso hoje para ser respeitada no futuro”, acrescenta Ana Luísa Souza, da 8ª série.

TemporalIDADE

O projeto trabalha a temática da intergeracionalidade para prevenir situações de violência contra os idosos. A parceria do Creas com o Santa Catarina começou através do Voluntariado Jovem, num trabalho que os estudantes já fazem com o grupo de idosos do Cras. Dentro do projeto, tanto os alunos quanto os idosos participantes deverão compor uma letra de música com a temática do envelhecimento, memórias e valorização da terceira idade. As três melhores composições em cada categoria serão premiadas e apresentadas pelo coral do grupo Renascer para a Melhor Idade. A ideia é finalizar o projeto no dia 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.

 

2013.05.09



Sem Comentários

380 Visualizações

Deixe um comentário :