Técnica de enfermagem doa cabelo para paciente do HEC

Postado por admin

Para ajudar na autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer, a técnica de enfermagem do Hospital Estadual Central (ES), Jacira Noia de Oliveira Barbosa, decidiu cortar e doar 25 centímetros do próprio cabelo. Antes de conseguir entregar para uma instituição de sua escolha, a profissional recebeu um pedido irrecusável de uma paciente: a doação daquele cabelo para ela.

A cabeleireira Ivani Francisca, de 46 anos, descobriu um tumor cerebral há cerca de quatro meses e precisou retirá-lo. Depois de ter parte do cabelo raspado para o procedimento, a paciente decidiu mantê-lo bem curto, rente à cabeça, e, desde então, não dispensa o uso dos lenços. No fim de janeiro, ela precisou voltar ao HEC para uma reavaliação do tratamento e percebeu que a técnica de enfermagem estava de novo visual.

“A paciente me perguntou o que eu tinha feito com o cabelo e, quando eu disse que ia doar, pediu que fosse para ela. Eu não poderia dizer não a um pedido desses e me sinto realizada em poder ajudar uma pessoa que precisa. Ela disse que a irmã irá confeccionar a peruca e eu já estou ansiosa para ver”, explicou Jacira.

Para a cabeleireira, esse foi um ato de muita compaixão. “Eu não tinha vontade de usar peruca, mas com esse cabelo abençoado dela eu quero fazer uma para mim. Me adaptei aos lenços, acho que combinaram comigo, mas a peruca vai fazer eu me sentir diferente, especial”, comentou Ivani.

Emocionada, ela agradeceu pela solidariedade e espera sair do Hospital com novas madeixas: “Se ficar pronta antes que eu tenha alta, vou desfilar com ela por esses corredores e sair daqui bem bonita”, comemora.

Confira o momento:

2019.02.25



Sem Comentários

18 Visualizações

Deixe um comentário :