Sustentabilidade além do papel

Postado por admin

Arnoldo José de Hoyos Guevara, um dos organizadores da obra: “Consciência e Desenvolvimento Sustentável nas Organizações”, defende que “o comportamento atual da sociedade é expressão de nossa cultura de consumo e descarte. Só por meio da (re) educação haverá mudança”.

Parte da mudança está associada às pessoas, mas na sociedade temos organizações, empresas, poder público e outros players que podem (e devem) contribuir para o desenvolvimento de um comportamento sustentável. Isso nos leva a pensar sobre como as dimensões sociais e ambientais podem ser incorporadas para as empresas, sem descartar as preocupações econômicas e financeiras.

No caso da Associação Congregação de Santa Catarina, o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), de Três Rios (RJ), pode ser usado como referência. Apesar da atividade essencialmente hospitalar, a instituição investe em tratamento de esgoto, dedica 70% dos leitos para o Sistema Único de Saúde, possui uma Estação de Tratamento de Efluente que trata cerca de 20 milhões de litros por ano e projetos de reciclagem e oficina de sabão ecológico. Neste caso, ganham os colaboradores, ganha a comunidade e, principalmente, ganha o Meio Ambiente.

Como reconhecimento deste esforço de alinhar as questões sustentáveis ao planejamento estratégico do hospital, o HCNSC recebeu o 3º Prêmio ACRJ de Sustentabilidade, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, conferido à empresas que se destacaram por  ações na área.

Isso prova que é possível buscar a sustentabilidade além do papel e do discurso.

2012.08.15



1 Comentário

375 Visualizações

  1. Ako disse:

    cara achei legal a iniciativa de criae7e3o de voceas, so ne3o pude dxaier de notar 1 erro que eu considero grave, bom estamos no brasil ou seja vcs tambeam se3o brasileiros, ente3o eu acho totalmente equivocado dar um nome americanizado ao personagem e pior fazer um teaser no qual o dialogo e9 em ingles, boa sorte em seu projeto e da uma pensada no que eu falei abrae7o

Deixe um comentário :