SIPAT do HSI tem palestra sobre planejamento financeiro

Postado por admin

Quantas vezes você já sonhou acordado e se imaginou com um carro novo, uma casa aconchegante ou uma viagem? E ao fazer as contas, percebeu que este sonho ficaria sendo apenas mais um, entre tantos outros não realizados nos anos anteriores.

Para ajudar a descobrir como realizar os sonhos, a SIPAT do Hospital Santa Isabel (SC) contou com a presença do palestrante Marcos Silvestre, professor, economista, pesquisador e apresentador dos programas “Na Ponta do Lápis” e ”Por Conta Própria”, na BandNews FM.

Segundo o professor, para realizar um sonho, é preciso planejar. Existem várias opções para executar um planejamento, seja através de planilhas disponíveis em sites de finanças, cooperativas, bancos ou até mesmo através do bloco de anotações. O importante é ter consciência do valor que você recebe para saber o valor que se pode gastar e onde aplicar. Ele alerta para os juros embutidos. “Reflita se você não pode mesmo esperar para adquirir o produto, pois se puder, aguarde. Se for apenas para trocar por um melhor, por exemplo, espere, economize, planeje para comprar à vista. Enquanto isso, você se vira com o que tem”, ressalta.

Para realizar um sonho, às vezes é preciso abrir mão de algumas coisas supérfluas. É claro que isso exige uma boa dose de autocontrole, pois em um mundo cada vez mais capitalista é praticamente impossível não ser seduzido por algum produto ou serviço que nem você mesmo sabia que não tinha como viver sem.

Andréia Cavilha, atendente da CooperCredi da ACSC, que também estava presente na palestra, afirmou que tem aprendido muito sobre orientação financeira nos últimos meses e ressaltou a importância de pôr em prática os conselhos do professor. Para ela, muitas pessoas gastam o dinheiro que não podem para realizar um sonho, motivados pela alegria momentânea sentida ao adquirir. Na maioria das vezes, sem acompanhar se a nova dívida se encaixa no orçamento atual. “Você vê as coisas na loja e acha que pode comprar tudo. No próximo mês, sem planejamento, o sonho se torna um pesadelo”, comenta.

Izack Joacir Kuhnen, colaborador do setor de Gestão de Pessoas, é um exemplo de quem segue à risca o planejamento financeiro e, inclusive, educou o filho de 20 anos para seguir os passos dele. “Ensinamos a ele que o melhor investimento quando não se tem o dinheiro para comprar à vista é esperar. Desde quando ele era criança e queria muito um brinquedo, a gente sentava com ele e explicava que ele tinha que ser paciente.”, afirma.

2017.08.07



Sem Comentários

322 Visualizações

Deixe um comentário :