Simpósio Interdisciplinar do HSI aborda Segurança do Paciente

Postado por admin

A cada dois anos, a Comissão Científica de Enfermagem (COCIEN) do Hospital Santa Isabel (SC) organiza um Simpósio Interdisciplinar, com a presença de renomados profissionais, dispostos a dividir conhecimento e compartilhar informações. Em 2017, o evento aconteceu nos dias 16 e 17 de março, no Teatro Carlos Gomes, em parceria com o Centro de Estudos da Casa, e teve como tema a “Segurança do Paciente, compreendendo o cuidado centrado na pessoa”.

A Segurança do Paciente é prioridade dentro de uma instituição de saúde e envolve ações que precisam ser realizadas para reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de danos, de infecções associadas aos cuidados de saúde, de queda e úlceras por pressão, além de agregar melhoria na efetividade da comunicação entre profissionais da assistência, na segurança das medicações de alta vigilância e nas cirurgias com local de intervenção correto.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária de Saúde, Márcia Regina de Souza Soar, representando o prefeito de Blumenau, do Diretor Executivo Regional, Juliano Petters, do Diretor Executivo do HIS, Dirceu Rodrigues Dias, e da Diretora Técnica Marianne Ramos Silva. Durante o evento, ocorreu o lançamento da revista Enfermagem pela Excelência 2017, desenvolvida exclusivamente pela equipe de enfermagem, trazendo artigos científicos e dados coletados no HSI ao longo de 2016.

A Diretora Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da ACSC, Drª Camila Sardenberg, ministrou palestra com o tema “Segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde”.

No segundo dia, os participantes assistiram às palestras “Compreendendo o Protocolo de Sepse”, com a enfermeira Mariana Barbosa Monteiro, Coordenadora de protocolo sepse do Instituto Latino Americano de Sepse.  Outro tema, sobre os aspectos legais relacionados à assistência de saúde, foi abordado pela doutora e mestre em Enfermagem Kazuko Uchikawa Graziano.

O Dr. Lucas Zambon, assessor de Práticas Assistenciais da Superintendência Médica do Hospital Samaritano e diretor científico do IBSP Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, ministrou palestra sobre o tema “Incidência de Erros no Diagnóstico”.

O evento foi finalizado com a apresentação sobre “Monitoramento de Indicadores como Ferramenta de Gestão”, feita pelo doutor em Estatística, professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Ademir Petenate.

2017.04.13



Sem Comentários

413 Visualizações

Deixe um comentário :