Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Postado por admin

“Dá-nos um pouco da tua água”. Esse é o tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) deste ano, que foi comemorada entre 17 e 24 de maio. Celebrada anualmente por igrejas de todo o mundo, a Semana é promovida pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), sendo celebrada no mês de janeiro no hemisfério Norte e próximo à festividade de Pentecostes no hemisfério Sul.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um momento privilegiado para oração, encontro e diálogo, uma oportunidade para reconhecer a riqueza e o valor que estão presentes no outro, no diferente, e para pedir a Deus o dom da unidade. O tema escolhido para este ano é um trecho do Evangelho de João: “Dá-nos um pouco da tua água”. O encontro entre Jesus e a mulher samaritana é um convite para experimentar água de um poço diferente e também a oferecer um pouco de sua própria água, um símbolo de amor que tem o poder de diminuir as barreiras baseadas na religião, etnia ou cultura.

No Brasil, o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs lidera e coordena as celebrações da semana de oração em diversas regiões do país. Uma visão de unidade cristã acompanhada por respeito pela diversidade inspirou o processo de elaboração dos materiais que subsidiam as reflexões deste ano. Formado por representantes de igrejas e organismos ecumênicos, o grupo responsável ressaltou o valor da unidade cristã numa época em que a intolerância religiosa cresce ao redor do mundo.

A ACSC celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos por reconhecer a importância de orar e trabalhar pela unidade, criando momentos de vivência e de partilha, a partir dos valores fundamentais do Evangelho.

Para saber mais: O CONIC foi fundado em 1982 e, atualmente, tem como membros a Igreja Católica Romana, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Os objetivos do CONIC estão ligados à promoção e estímulo das relações ecumênicas entre Igrejas cristãs e ao fortalecimento do testemunho comum delas em favor dos Direitos Humanos. Mais informações em www.conic.com.br.

2015.05.04



Sem Comentários

428 Visualizações

Deixe um comentário :