Semana de Enfermagem é destaque nas Casas da ACSC

Postado por admin

De 12 a 20 de maio, a ACSC realizou, em todas as suas Casas de Saúde e no Lar Madre Regina (SP), a Semana da Enfermagem, com o tema “Cuidado com amor. Ciência do cuidado centrado na pessoa”.  O objetivo da campanha foi homenagear todos esses profissionais que, diariamente, se dedicam aos pacientes, com zelo e amor. Embora a iniciativa tenha sido Corporativa, cada Casa teve o cuidado de homenagear seus colaboradores da maneira que eles merecem.

Confira todas as ações bacanas realizadas nas unidades:

CRI Norte (SP)

Como proposta para a Semana de Enfermagem de 13 a 17 de maio, resolvemos trabalhar no CRI Norte com o bem-estar da equipe para melhorar demandas de estresse, no primeiro dia tivemos atividade de confraternização e sessão de acupuntura e no final da semana tivemos atividade com práticas holísticas de relaxamento. 

Casa de Saúde São José (RJ)

Com o tema “O poder do amor e da ciência no desfecho clínico dos pacientes”, o evento na CSSJ, este ano, ganhou reforço com a consolidação do Modelo Assistencial de Enfermagem (MAE) e contou com uma programação variada: missa comemorativa, simpósio, palestra, dinâmicas, momentos de relaxamento e sorteio de brindes. O encerramento foi em grande estilo com o Circuito de Outono do MAE, no dia 18, no Colégio Andrews. Na ocasião, foi oferecido um café da manhã especial aos presentes, além de atividades interativas e momentos de descontração ao som do samba do MAE, composto recentemente.

Hospital Estadual Central (ES)

Neste ano, o HEC preparou uma programação voltada exclusivamente para os profissionais da área. Foi realizada uma roda de conversa sobre o livro “Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, mediada pelo psicólogo clínico da instituição, Marcos Vilaça. Também foram discutidos casos do projeto “O que importa para você?”, importante ferramenta de humanização baseada em conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes. Para finalizar a programação, foi servido um café da manhã para confraternização das equipes. Um culto ecumênico também aconteceu, homenageando os profissionais da área e promovendo um momento de reflexão.

Hospital São José (RJ)

O HSJ realiza, entre os dias 3 e 31 de maio, o Mês da Enfermagem, que tem como tema “Dimensões do cuidado: uma relação entre a ciência e o amor”. A programação conta com atividades diurnas e noturnas, nas quais assuntos como “Comunicação Eficaz na Assistência”, “Medicamentos de Alta Vigilância” e “Comissão de Ética de Enfermagem” têm sido abordados.

Hospital Santa Teresa (RJ)

Entre os dias 06 e 10 de maio o Hospital Santa Teresa celebrou o Dia da Enfermagem com muitas palestras, troca de conhecimento e experiências na 48ª edição da Semana da Enfermagem. O evento aconteceu no Salão Nobre da Casa e contou com a presença de profissionais da área, estudantes e colaboradores.

Neste ano a programação da Semana foi bastante diversificada, abordando temas simples e complexos de várias áreas médico assistenciais. Uma das palestras teve o tema: “Cuidando de quem cuida” e ajudou o público a refletir sobre a importância da saúde física e mental daqueles que diariamente cuidam dos pacientes. Além disso, também foram abordados temas sobre maternidade e hipotermia.

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ)

A Casa promoveu o Encontro da Enfermagem, com o tema: Amor e Ciência – Uma combinação perfeita para a assistência ao paciente. Durante dois dias, os profissionais de enfermagem acompanharam, na área de convivência do Hospital, a programação que trouxe o Momento de Espiritualidade, com a agente da Pastoral Sônia Lima e Irmã Edinalva. O evento contou, também, com diversas palestras sobre enfermagem e motivacionais, peça teatral, apresentação do Samba Contra as IRAS, Despertar Corporal, Alongamento e Relaxamento, Yoga e ao final uma Missa em Ação de Graças aos Enfermeiros, realizada na Capela Nossa Senhora da Conceição.   

Hospital Santa Catarina (SP)

O evento iniciou com um café da manhã especial e um tradicional totem fotográfico, onde os participantes puderam tirar fotos e levá-las impressas com a moldura do evento. Na abertura, que aconteceu no auditório, foi realizado um momento de espiritualidade com a participação da paciente Mariana Oliveira. O evento seguiu com a programação de palestras, onde todas abordaram a necessidade da união da ciência e do amor para o cuidado com o paciente. No encerramento, os coordenadores de enfermagem Cibele Alves e Paulo Machado, falaram sobre o Modelo Assistencial de Enfermagem no HSC.

2019.05.21



Sem Comentários

278 Visualizações

Deixe um comentário :