Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é realizada no CRI Norte

Postado por admin

O dia 15 de junho foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para chamar atenção da sociedade para esse tema, o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (SP) realizou, entre os dias 12 e 14 de junho, uma semana de conscientização, com o objetivo de fazer uma reflexão com os usuários, colaboradores, comunidade e profissionais sobre esta realidade ainda velada em nossa sociedade, dando visibilidade à importância de reconhecermos e enfrentarmos a violência contra os idosos no Brasil.

A programação contou com uma “Caminhada de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”, no Parque da Juventude, que reuniu aproximadamente 100 participantes, entre idosos do CRI Norte e do bairro Jova Rural, também localizado na Zona Norte de São Paulo. Neste ano, também foi realizada uma Dança Circular, com a participação da convidada Priscila Aguiar, que conduziu os movimentos em uma roda viva pela paz.

No saguão de entrada do CRI Norte, foi montado um Painel Interativo com o tema: “O seu, o meu, o nosso: o sentido de florescer”, no qual os idosos deixaram suas marcas. As 150 digitais simbolizaram a importância da identidade e autonomia da pessoa idosa e, nesta ação, o objetivo foi a sensibilização dos idosos sobre a violência como um problema social que diz respeito a todos.

Em parceria com o Comitê de Humanização, uma equipe do CRI Norte fez uma ação de questionamento a idosos, familiares e colaboradores, nos corredores da Instituição, para provocar a percepção sobre o envelhecimento, o conhecimento sobre as formas de violência, os direitos de proteção e os canais de denúncia. Em todas as atividades, foram entregues materiais impressos, como folder e o Estatuto do Idoso, com foco na prevenção da violência.

Outro destaque foi a realização de um seminário com o tema “Educação para o envelhecimento: contribuições para promoção da Cultura de Paz”, destinado à participação dos profissionais da rede e estudantes, e que contou com a presença de mais de 75 pessoas. Durante o evento, estiveram presentes palestrantes de diversas áreas de conhecimento, que falaram sobre a urgência de nos prepararmos para vivenciar e respeitar a velhice, reconhecendo-a em nosso ciclo de vida com vistas à participação social, autonomia e a dignidade humana. Promoveu-se, então, a efetivação dos direitos e a proteção social como compromisso no enfrentamento da violência e na construção de uma sociedade para todas as idades.

Além disso, o “Curso de Orientações para Cuidadores Informais de Idosos”, realizado pelo CRI Norte, também fez parte da programação deste ano.

2017.06.23



Sem Comentários

368 Visualizações

Deixe um comentário :