Semana da Saúde e Nutrição: HEC promove ações sobre hábitos saudáveis

Postado por admin

A importância de manter hábitos saudáveis na rotina está sendo cada vez mais discutida. Pensando nisso, o Hospital Estadual Central (ES), promoveu a Semana da Saúde e Nutrição, entre os dias 01 e 05 de abril, em alusão ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março, com ações voltadas para os colaboradores.

Para alertar sobre os perigos dos alimentos que possuem ingredientes prejudiciais à saúde em grandes quantidades, o corredor do 1º andar ficou “decorado” de uma forma diferente durante a semana, com o intuito de chamar atenção e despertar a curiosidade de quem passa pelo local. As embalagens de alguns desses alimentos – como macarrão instantâneo, biscoito recheado, refrigerante, entre muitos outros – ficaram expostas junto com a quantidade de açúcar, sal e óleo em cada um deles.

“A ideia é conscientizar sobre o consumo de alimentos que são vilões na alimentação e muitas vezes escondem alguns ingredientes na composição que não são perceptíveis ao paladar. Com isso, precisamos despertar o hábito de ler os rótulos e nos atentar à composição deles, principalmente nos itens como açúcar, sal e gordura”, comentou a coordenadora da Nutrição do HEC, Valéria Grecco.

Os colaboradores também foram convidados a compartilhar receitas de preparações saudáveis já testadas. As sugestões foram avaliadas pelo setor de Nutrição e ficaram penduradas em um varal personalizado durante toda a semana. Quem se interessava pela receita do colega, retirava uma cópia e levava para casa. Essa foi uma oportunidade de aprender a preparar algo novo e, ainda, substituir ingredientes “vilões” por alimentos com melhor valor nutricional em diversas receitas.

Já na quarta (03) e quinta-feira (04), foi realizada uma palestra sobre alimentos funcionais e fitoterápicos, além de uma oficina de receitas práticas. Durante o evento, os colaboradores conheceram uma receita de bolo com casca de banana e puderam degustar uma amostra ao final. Ainda, para aqueles que não gostam de beber água, uma dica valiosa teve espaço: a água saborizada, que vem conquistando o gosto popular e também pode ser experimentada.

“Todo mundo sabe como a ingestão de água é importante para o bom funcionamento do organismo, no entanto, algumas pessoas têm dificuldade de beber água, pois dizem que não tem gosto. Então, essa também foi uma forma de mostrar que é possível se manter hidratado de forma saudável – sem refrigerantes, sucos de caixinha ou afins -, acrescentando apenas algumas frutas, folhas e cascas na água, para dar um pouco de sabor. A mistura pode ser variada de acordo com as preferências da pessoa, sendo algo mais atrativo do que a água in natura”, concluiu a coordenadora da Nutrição.

Confira um pouco das ações:

2019.04.09



Sem Comentários

32 Visualizações

Deixe um comentário :