Semana da Enfermagem no HNSC aborda a centralidade nas dimensões do cuidar

Postado por admin

 

O cuidado e a segurança do paciente na concepção de que a vida é o bem mais valioso que possuímos, é o tema discutido e apresentado durante a Semana da Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC), que iniciou no dia 14 de maio e encerrará no dia 18, próxima sexta-feira. O evento comemorativo conta com diversas atividades que estimulam o espírito participativo, a valorização da condução científica da enfermagem e a troca de experiências por meio das vivências com os profissionais.

Com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”, a semana alusiva aos profissionais da enfermagem, iniciou com apresentação do melhor auxiliar e técnico de enfermagem e enfermeiro da instituição, de acordo com os critérios profissionalismo, postura, ética, respeito, humanização, comunicação, atendimento ao cliente e trabalho em equipe. No mesmo dia houve palestras com os temas “Segurança do paciente” e “Enfermagem por excelência – a importância da condução científica da enfermagem”.

Um jogo de questionário online também está incluso nas atividades e tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos profissionais da enfermagem sobre diversos assuntos. Além disso, durante a semana, ainda serão apresentados, por meio de palestras, assuntos como “Motivação e Liderança para Enfermagem” e “Segurança do Paciente”.

A semana encerrará com uma missa em Ação de Graças pela Enfermagem e com a realização da 3ª Gincana de Enfermagem do HNSC, no ginásio de esportes do Colégio São José. Na oportunidade serão premiadas, as equipes do 1º, 2º e 3º lugar.

O Dia do Enfermeiro é comemorado em todo o mundo no dia 12 de maio e o HNSC, com seus 860 colaboradores da área da enfermagem, dedica sua homenagem a cada um destes profissionais comprometidos com a vida dos pacientes, por meio de um atendimento acolhedor e humanizado.

Atualmente a enfermagem está vivenciando um novo cenário no cuidar e os cuidadores estão resgatando o valor da solidariedade, da empatia, colocando o paciente no centro das atenções. A gerente de enfermagem, Márcia Rita Cecchi Spessatto, destaca que o trabalho da enfermagem é prestar cuidados de saúde adequados ao ser humano e seu objeto de trabalho é o indivíduo em todas as suas dimensões. Ela completa dizendo “o cuidar em enfermagem não pode ser compreendido apenas como a realização de uma tarefa ou atividade relacionada apenas ao assistir direto. O cuidado deve ser entendido numa visão mais ampla onde o conhecimento científico permeia as demais áreas do relacionamento humano ético e profissional”.

2018.05.15



Sem Comentários

250 Visualizações

Deixe um comentário :