Consumo Consciente: como aplicar no seu dia a dia

Postado por admin

Com a proximidade das festas de final de ano, é importante refletir sobre nossos hábitos de consumo e os impactos no meio ambiente. Desta forma, a área corporativa de Engenharia e Sustentabilidade da ACSC iniciou, nesta semana, uma campanha sobre Consumo Consciente.

A ACSC entende que também tem o dever de cuidar do meio ambiente e convida você, colaborador, para que, juntos, possamos fazer a diferença. Ao fazer escolhas mais conscientes no dia a dia, podemos contribuir para redução dos impactos negativos no meio ambiente e na sociedade. As pequenas mudanças nos hábitos de hoje serão determinantes para garantir o futuro das próximas gerações.

Vamos fazer a nossa parte?

Sempre que possível, faça essas seis perguntas a você mesmo:

  1. Por que comprar?

Todos os dias, somos bombardeados por propagandas e promoções, com o objetivo de nos induzir ao consumo. Antes de comprar algo, reflita: “Eu realmente preciso comprar ou estou sendo levado pelo impulso do momento? Preciso comprar mais ou já tenho o suficiente? A compra atende a uma necessidade real ou a um desejo irracional?”.

  1. O que comprar?

Se você realmente precisa comprar um bem, leve em consideração critérios como a qualidade, a durabilidade e a segurança do produto, além do preço. Não se deixe levar por modismos. Prefira um produto mais durável. E preste atenção na embalagem também. Ela deve ser usada para proteger e transportar o produto com segurança, mas em alguns casos, existem embalagens em excesso que não têm nenhuma funcionalidade, terminando por se acumular nos lixões.

  1. Como comprar?

Se você for comprar parcelado, é importante analisar não só o tamanho da prestação e se ela cabe no seu bolso, mas também olhar as taxas de juros do crediário, do cartão de crédito ou do cheque especial. Avaliar o custo/benefício do que vai comprar também é importante. Não se esqueça que o dinheiro é um fruto do seu trabalho e, portanto, do uso do seu tempo.

  1. De quem comprar?

Procure se informar sobre como é feita a produção do bem que deseja comprar: há cuidado no uso dos recursos naturais, os funcionários da empresa são bem tratados, a empresa se preocupa com a comunidade onde está instalada e com o meio ambiente? É importante valorizar empresas que cuidam melhor da sociedade e do meio ambiente. E sempre diga não aos produtos contrabandeados ou piratas!

  1. Como usar?

É importante estender ao máximo a vida útil do que compramos. No caso de alimentos, por exemplo, é preciso que eles sejam armazenados ou refrigerados em locais apropriados. As roupas, por sua vez, devem ser lavadas e secas da maneira indicada pelo fabricante. Já em relação aos eletrônicos, é importante que eles não fiquem ligados desnecessariamente, a fim de evitar o desperdício de energia.

  1. Como descartar?

Antes de descartar, sempre avalie se o produto pode ser doado para outra pessoa, reformado ou transformado para ser utilizado com outra finalidade. Se realmente precisar descartar, verifique se ele pode ser reciclado. Não se esqueça de que há produtos que exigem descarte especial para que não haja contaminação da água e do solo, como pilhas, lixo eletrônico e lâmpadas. Procure o posto de coleta mais próximo da sua casa.

 

Vamos juntos?

 

Fonte: Akatu.org.br

2018.11.09



Sem Comentários

221 Visualizações

Deixe um comentário :