Hospital Santa Teresa conclui projeto de checagem à beira leito

Postado por admin

A segurança é uma das maiores preocupações dos pacientes ao procurarem atendimento médico em uma unidade de saúde. É, também, uma prioridade para a equipe de Enfermagem do Hospital Santa Teresa (RJ). Por isso, desde o ano passado, vem sendo testado mais um fluxo para garantir o sucesso de nossos procedimentos: o Checagem Beira Leito.

O projeto consiste na checagem das medicações a serem administradas nos pacientes durante o tratamento. Por meio da Tecnologia da Informação é checado um código de barras tanto na pulseira de identificação do cliente quanto no invólucro da medicação. O objetivo é garantir a medicação correta, bem como o horário e a dosagem de acordo com a prescrição médica.

Em dezembro, o projeto começou a ser implantado na Unidade de Internação Sagrado Coração de Jesus, setor de clínica médica SUS. Nessa primeira etapa, a equipe foi treinada pela TI local do HST e realizou a checagem somente por meio do sistema. Em fevereiro deste ano, os assistenciais iniciaram a checagem na beira do leito somente com um relatório de auditoria.

“É um projeto importante que está trazendo ainda mais segurança para os pacientes, além de fornecer mais transparência no fluxo inteiro, desde a prescrição do medicamento até o faturamento do que foi administrado nos pacientes”, explicou o Diretor Executivo do HST, Leonardo Menezes.

Neste mês,, teve início a etapa final do projeto. Agora, a equipe de Enfermagem realiza a checagem na beira do leito, por meio dos leitores de códigos de barra, garantindo que a medicação, dosagem e horários prescritos estão sendo cumpridos corretamente, aumentando ainda mais a segurança e a eficácia no tratamento dos pacientes.

“Foi uma parceria importante que fizemos com o Hospital Santa Catarina e também com a TI do HST. Quero agradecer muito a todos os envolvidos e, principalmente, à minha equipe da Unidade Sagrado Coração de Jesus, que se empenhou do início ao fim e, por isso, finalizamos essa implantação com muito sucesso. Quem ganha, no fim, é o paciente atendido pelo Hospital Santa Teresa”, agradeceu Márcio Bastos, Gerente Assistencial da Casa.

De acordo com Márcio, agora o projeto de Checagem Beira Leito será ampliado para todas as unidades de internação do HST.

Fotos:

2020.08.10



Sem Comentários

370 Visualizações

Deixe um comentário :