Segurança da Informação: saiba como criar senhas seguras

Postado por admin

Como falamos recentemente aqui no Congregar, o aumento de atividades on-line, como compras e transações bancárias, tem aumentado também o número de golpes na internet. A violação da nossa privacidade e o vazamento de dados sigilosos podem ocorrer facilmente se não tomarmos os cuidados necessários no que diz respeito à segurança da informação. Sabe quem são as nossas grandes aliadas nisso tudo? As nossas senhas.

“Criar senhas fortes é muito recomendável não apenas no âmbito profissional, mas também muito válido para nossa vida pessoal”, alerta o Coordenador Corporativo de TI da ACSC, Oscar Maciel. Se a sua senha é 123456, por exemplo, talvez você precise rever os seus conceitos sobre segurança.

Agora, como saber se estamos cuidando de nossas senhas da forma correta? A equipe de Segurança da Informação faz alguns questionamentos:

– Você julga suas senhas fracas ou óbvias?

– Sua senha utilizada da empresa é compartilhada?

– Usa a mesma senha em diversos portais, sites, blogs etc.? Pense melhor, pois caso sua senha seja exposta todos os locais que contenham esta mesma senha.

– Teria coragem de compartilhar sua senha do banco com um estranho?

– Utiliza dados como data de aniversário, nome do seu animal de estimação, comida favorita etc.? Sabia que um atacante pode utilizar as redes sociais e criar um possível padrão de senhas de acordo com suas informações?

– Normalmente, troca sua senha alterando apenas um único caractere de 2020 para 2021 por exemplo?

Se você respondeu sim para todas ou para a grande maioria dessas perguntas, preste atenção nas dicas a seguir:

– Elimine qualquer senha que tenha o seu nome, seu time e frases usadas frequentemente, como “Eu te amo”, por exemplo. Muita gente opta por elas.

– Jamais cogite sequências numéricas óbvias, como sua data de aniversário ou 123456.

– Não reutilize senhas antigas. Bote a criatividade para funcionar.

– Lembre-se que as senhas mais seguras são as que possuem caracteres especiais, como: ç, &, @ ou #.

– Não guarde senhas em lugares de fácil acesso.

Oscar finaliza com um pedido: “A equipe de Segurança sempre fará o máximo possível para proteger as informações da ACSC. Entretanto, apenas uma única senha fraca pode colocar em risco tanto a empresa quanto sua imagem. Não é raro vermos em noticiários que empresas grandes e renomadas tiveram dados vazados ou, até mesmo, sofreram algum ataque cibernético. Isso acontece muitas vezes, pois alguém utilizou uma senha fraca. Tenham isso em mente e mantenham o hábito de criar senhas fortes”.

Confira o vídeo com mais dicas sobre senhas seguras:

2020.07.21



Sem Comentários

388 Visualizações

Deixe um comentário :