Saúde mental: como manter o equilíbrio no dia a dia

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Entre os assuntos mais falados atualmente estão os índices cada vez maiores de pessoas com doenças mentais. De acordo com estudo da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causadas por depressão e ansiedade do continente americano. Segundo o médico Dráuzio Varella, neste ano de 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. E, por isso, é necessário colocá-la, urgentemente, em estado de alerta e tratá-la com prioridade. Embora esse assunto seja muito abordado, ainda existem alguns falsos conceitos. É comum que as pessoas que sofrem com transtornos mentais ou dependência química sejam, muitas vezes, incompreendidas, julgadas, excluídas e até mesmo marginalizadas, de acordo com o Ministério da Saúde.

As ações de conscientização servem, especialmente, para quebrar esse preconceito. A ACSC, como uma grande associação da área de saúde, tem consciência do quanto uma mente saudável é importante, tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. “No mês de janeiro, por meio do movimento ‘Janeiro Branco’, por exemplo, temos mais uma oportunidade para criarmos estratégias de tratamento à saúde mental. Precisamos ter ciência de que o nosso físico é influenciado completamente pela nossa mente”, explica a psicóloga hospitalar Daniela Fernandes, do Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC).

Além da correria no trabalho e da preocupação seletiva ao corpo físico, o grande tempo que passamos online e conectados às vidas de amigos e celebridades também pode, de alguma forma, atingir o nosso psicológico e emocional. Segundo Daniela, é preciso se desconectar um pouco para recuperar a boa saúde da nossa cabeça. “Anular a conexão é impossível, pois ela já faz parte do nosso dia a dia. Então, é importante encontrar um equilíbrio. Separar um tempo no dia para se atualizar digitalmente, e não usar durante o trabalho ou durante o período que antecede o sono, por exemplo”.

“Cuidar da saúde mental nos faz encontrarmos o propósito de nossas vidas, e isso é muito importante. Esse hábito nos faz perceber o interior e observar tudo em conjunto. Dessa forma, é muito mais fácil dar um bom rumo às nossas vidas, em todos os sentidos”, finaliza a psicóloga.

O que fazer para ter uma boa saúde mental?*

Praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade são atitudes que ajudam a manter a saúde mental em dia.

– Não se isole;

– Reforce os laços familiares e de amizades;

– Consulte o seu médico regularmente;

– Faça o tratamento terapêutico adequado;

– Mantenha a saúde física e a intelectual ativas;

– Pratique atividades físicas;

– Tenha uma alimentação saudável.

*Fonte: Ministério da Saúde

Cropped image of beautiful female psychologist holding her client’s hands during the seance

2020.01.14



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