São João: Celebrado por sua coragem e dedicação

Postado por admin

São João Batista é o único Santo, que juntamente com a Santíssima Virgem Maria tem o aniversário de nascimento celebrado pela liturgia. São João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus Cristo e era seu primo. De acordo com estudiosos, João teria participado da vida monástica de uma comunidade à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”). São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado. São João morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11).

São João Batista, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

2014.06.24



Sem Comentários

307 Visualizações

Deixe um comentário :