Saiba como cuidar da sua pele no verão

Postado por admin

O verão é a estação mais esperada pela maioria das pessoas, pois, geralmente, é o período em que são planejadas as férias. No entanto, a exposição aos raios solares durante esse período traz riscos à saúde, que podem ser evitados. Conversamos com a Dra. Débora de Carvalho Rangel, dermatologista do Hospital Santa Teresa (RJ), sobre como podemos cuidar da nossa pele e, com isso, prevenir, entre outros problemas, o câncer de pele.

Segundo dados do INCA, o câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. Sua incidência expandiu devido ao estilo de vida e ao envelhecimento da população. Por isso, o cuidado e o entendimento sobre os riscos são cada vez mais importantes. Os raios solares emitem dois tipos de radiação, o UVA e o UVB. “O primeiro é responsável pelo envelhecimento e surgimento de manchas, já o segundo causa a queimadura solar”, esclarece a médica. “O UVA é capaz de atravessar as nuvens e está presente durante o dia todo. O UVB tem um período maior de ocorrência das 10h às 16h”. Por isso, diariamente, mesmo em dias chuvosos ou nublados, devemos estar protegidos contra a radiação solar.

A dica de ouro para manter a pele protegida é o bom e velho protetor solar. “Ele deve ser utilizado diariamente e, quando houver exposição direta, podemos associar ao uso de roupas com foto proteção, óculos de sol, chapéus e bonés”, explica a dermatologista. Escolher o filtro solar ideal exige atenção na hora da compra. “Devemos avaliar o FPS, que corresponde à proteção contra o UVB, optando sempre pelo fator igual ou superior a 30. Também é necessário perceber o PPD, proteção contra o UVA, que deve ser, no mínimo, 10”, alerta a Dra. Débora.

O dermatologista sempre será a melhor opção para orientá-lo, inclusive para indicar qual é a melhor escolha de filtro solar, de acordo com a rotina e particularidades de cada pele. “O mercado é bem variado e existem diversas opções em relação ao tipo de pele: oleosa, sensível, ressecada, pele masculina e infantil”, destaca a médica. Além destes fatores, também há aqueles que não ardem em contato com os olhos, são a prova d’água e, inclusive, com tratamentos para manchas. “É importante ressaltar que hoje temos excelentes filtros, com valores acessíveis e disponíveis nas farmácias”, finaliza.

Checklist para curtir o verão com responsabilidade:

  • Opte por tomar sol antes das 10h e depois das 16h;
  • Mesmo durante esses horários, procure um lugar com sombra;
  • O seu kit praia precisa conter: protetor solar (FPS igual ou superior a 30), óculos de sol, boné ou chapéu;
  • Você também pode incluir o protetor labial (é muito importante);
  • Evite os bronzeadores, eles intensificam o efeito do sol. Uma alternativa pode ser o autobronzeador;
  • Hidrate-se: beba bastante água.

E lembre-se, para a sua segurança, ao menor sinal de manchas escuras na pele ou de pintas com bordas irregulares, consulte um médico dermatologista imediatamente.

2019.01.14



Sem Comentários

194 Visualizações

Deixe um comentário :